FOTOGALERIA: Reposição de areia continua noite e dia na Praia Nova em Lagoa

A Praia Nova, ao lado do promontório de Nossa Senhora da Rocha, no litoral de Lagoa, é a primeira de […]

A Praia Nova, ao lado do promontório de Nossa Senhora da Rocha, no litoral de Lagoa, é a primeira de um grupo de seis praias a ser sujeita a uma operação de realimentação artificial de areia.

Nesta praia vão ser investidos cerca de dois milhões de euros, para aumentar a largura do areal para 40 metros e aumentar também a sua altura, de modo a proteger as arribas.

A intervenção na Praia Nova começou a 28 de Agosto e vai prolongar-se por três semanas, seguindo-se praias da Cova Redonda (Lagoa), na terceira e quarta semanas de Setembro, Coelha (primeira e segunda semana de Outubro) e Castelo (terceira semana de Outubro), ambas no litoral de Albufeira, Benagil (última semana de Outubro) e finalmente Carvoeiro, nos primeiros quinze dias de Novembro. Os trabalhos são feitos de dia e de noite.

Na Praia Nova, uma das diversões dos poucos banhistas que se atrevem a aguentar o barulho da draga a bombear areia para o areal, é apanhar as conchas que chegam com a nova areia, dragada de uma zona ao largo de Albufeira, a cinco quilómetros da costa.

Na água, há uma mancha de areias em suspensão, que a tornam pouco apetitosa, mas que não constitui qualquer perigo para a saúde do banhistas.

Nos últimos quinze dias de Setembro, a reposição de areias continuará na vizinha praia da Cova Redonda, junto aos empreendimentos turísticos de luxo da Vila Lara e da Vila Vita. Os trabalhos dão da responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente (APA).

Comentários

pub