FOTOGALERIA: Perceves e outros petiscos do mar para comer em Vila do Bispo

Há perceves, claro, alguns tão grandes como polegares de uma mão bem grande. Mas há também lapas grelhadas, mexilhões, navalheiras, […]

Há perceves, claro, alguns tão grandes como polegares de uma mão bem grande. Mas há também lapas grelhadas, mexilhões, navalheiras, moreia frita, burgaus, papas de mexilhão, choco frito, camarão… Aí está, em grande, a terceira edição do Festival do Perceve, que decorre ainda hoje e amanhã, dia 14, Pavilhão da Escola EB 2,3 de S. Vicente, em Vila do Bispo.

Os perceves são os reis da festa e têm bem razão para isso. Alguns, mais caros, são enormes. «Foram apanhados da Pedra da Galé, na Carrapateira», explica um dos marisqueiros. «Não é todos os dias que se consegue lá ir, mas na terça-feira esteve um dia com o mar quase parado» e foi possível a apanha. Se fosse este fim de semana, as coisas seriam bem diferentes, porque o mar tem estado bem mais agitado.

O Festival conta também com muita animação musical. Hoje, sobem ao palco os grupos Too Hot 2Handle e Al-Buhera e no dia 14 será a vez do grupo The Jazztrix 4 Tet e de Zé do Pipo.

Também este domingo, entre as 18h00 e as 20h00, decorrerá uma ação de promoção da cavala, que incluirá provas de degustação e demonstrações culinárias. Trata-se de um evento do projeto Cavala Algarvia do CCMAR da Universidade do Algarve, coordenado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

O III Festival do Perceve de Vila do Bispo está hoje aberto até às 2h00 da manhã. No domingo, dia 14, funciona das 14h00 às 2h00. A entrada custa 2 euros, mas dá direito a uma bebida. Os perceves, fresquíssimos, estão a 30 euros o quilo…mas há por lá outros petiscos mais baratos. E também mais caros: os perceves do lote especial, os tais apanhados na Pedra da Galé, enormes, custam 60 euros o quilo. Mas todos são, realmente, de comer e chorar por mais, com um inacreditável sabor a mar.

Comentários

pub