Festival de Cinema ajuda a ultrapassar preconceitos sobre doenças mentais

O Cinema, como as outras artes, serve também para abrir mentes e ultrapassar preconceitos. E é precisamente isso que se […]

FICSAM-CARTAZ-2014O Cinema, como as outras artes, serve também para abrir mentes e ultrapassar preconceitos. E é precisamente isso que se pretende com nova edição do Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (Ficsam), que irá decorrer entre os dias 9 e 11 de outubro, no Museu Municipal de Faro.

O Ficsam de 2014 terá a concurso cerca de 50 filmes, escolhidos de um universo de 300 candidaturas, centrados no tema da saúde mental oriundos de todo o mundo. O objetivo é «contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental».

A concurso, estarão filmes nas categorias ficção, documentário, animação e videoclip. Também foi aberta a participação a filmes realizados por alunos de escolas de cinema portuguesas e internacionais.

Além do cinema, haverá palestras, uma exposição e um workshop de cinema intensivo digital dinamizado por Diogo Pessoa de Andrade.

A mostra junta trabalhos realizados pelos utentes do Fórum Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), sobre o tema «Recreando a nossa Herança», obras da pintora Pulita, sobre o universo psicológico de Fernando Pessoa, com o tema «O desassossego de Fernando Pessoa» e a coleção «Olhar Lunático», criada no âmbito do projeto «LLartproject», de Sofia Trincão e Leif Lønne

Organizado pela Associação Inconsciente Coletivo e pela Direção Geral da Saúde, o festival terá como tema central «Viver com a Esquizofrenia». Esta é a temática proposta pela World Mental Health Federation (WMHF) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra a 10 de Outubro.

Nesse dia, será promivida uma palestra subordinada ao tema, dinamizada por técnicos da Associação de Saúde Mental do Algarve e pela equipa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Central do Algarve, pelas 15 horas. Para ter direito a certificado de participação devem solicitar através do email [email protected].

Os bilhetes para as sessões de cinema do festival podem ser adquiridos, nos dias do evento, no Museu Municipal de Faro, a partir das 18horas e custam 3 euros.

Comentários

pub