Faro já tem nova escola EB1+JI na Lejana (com fotos)

Três salas do pré-escolar e 12 salas do 1º ciclo e a promessa de que, «dentro de dois, três anos, […]

Escola Lejana_inauguração_04Três salas do pré-escolar e 12 salas do 1º ciclo e a promessa de que, «dentro de dois, três anos, deixaremos de ter escolas com regime duplo no concelho de Faro». Estas são as novidades trazidas pela nova Escola EB1 e Jardim de Infância da Lejana, inaugurada oficialmente este domingo, feriado municipal de Faro.

A promessa do fim do desdobramento dos horários que ainda se mantêm em quatro escolas farenses foi deixada, na cerimónia de abertura, pelo presidente da Câmara Rogério Bacalhau. A EB da Lejana, situada na zona noroeste da cidade e que custou cerca de dois milhões de euros, destina-se assim a «modernizar e alargar a oferta educativa no ensino básico e pré-primário».

O autarca, perante largas dezenas de pessoas, entre as quais se contavam professores, pais e até alguns dos futuros jovens alunos da Escola da Lejana, começou por recordar o percurso atribulado desta obra. «Não foi fácil chegarmos a este dia» de inauguração, disse.

Escola Lejana_inauguração_11O concurso para a empreitada de construção foi lançado em 31 de Dezembro de 2009, «e esperava-se que, em Julho de 2010, a obra se iniciasse», para que, «em Setembro de 2011» estivesse a ser inaugurada. Mas passariam ainda três anos sobre essa data, até ao corrente ano de 2014.

«Tivemos um ano de concurso, seguindo-se um ano à espera do Tribunal de Contas. Depois a empresa abriu falência, mas conseguimos que se fizesse o trespasse da obra», para que outra construtora a terminasse.

Os trabalhos, nomeadamente à volta da escola, ainda não estão totalmente concluídos, mas espera-se que até dia 12, daqui a uma semana, tudo fique pronto.

O novo estabelecimento de ensino, que se integra no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, abre as portas aos pais e encarregados de educação a 12 de Setembro, às 17h00, mas apenas para uma reunião e uma visita guiada pelas novas instalações. As aulas em si começam dia 15 de Setembro.

 

Secretário de Estado: «Todos os professores serão colocados atempadamente no começo do ano letivo»

Também presente na inauguração da Escola da Lejana esteve o secretário de Estado Administração Escolar, que garantiu que não haverá atrasos na colocação de professores no início do novo ano letivo.

Escola Lejana_inauguração_09«Todos os professores serão colocados atempadamente no começo do ano letivo, no início da próxima semana», disse João Casanova de Almeida.

O governante assegurou que as escolas estarão «estáveis» no arranque das aulas, pelo que os pais podem estar «perfeitamente descansados».

O secretário de Estado acrescentou que os processos de rescisão de professores por mútuo acordo, cujo prazo termina a 10 de Setembro, e de colocações, dos que optarem por ficar, estarão concluídos antes do final do ano letivo.

João Casanova de Almeida lembrou que o concurso de vinculação extraordinária, deste e do ano passado, permitiu que ingressassem 2.700 professores nos quadros do Ministério, que eram contratados e que agora vão estar colocados.

Comentários

pub