Executivos de São Brás, Olhão e Loulé foram às escolas lançar o ano letivo (com fotos)

Os executivos camarários de Loulé, São Brás de Alportel e Olhão saíram à rua para assinalar a abertura oficial do […]

Inauguração da Escola EB1 e JI da Fonte Santa CMLoule - Mira (3)Os executivos camarários de Loulé, São Brás de Alportel e Olhão saíram à rua para assinalar a abertura oficial do ano letivo, nos seus concelhos.

A inauguração, visitas a estabelecimentos e contacto com a comunidade escolar marcaram o dia das comitivas autárquicas, lideradas pelos respetivos presidentes de Câmara.

Em Loulé, foi inaugurada uma escola básica na Fonte Santa, e visitou outros três estabelecimentos de ensino da cidade de Quarteira.

Em São Brás houve lugar a visitou todas as escolas e jardins-de-infância do concelho e em Olhão, foi promovida uma visita à Escola  EB1 e Jardim de Infância (JI) de Moncarapacho, cuja capacidade de carga, no pré-escolar, foi aumentada, para 2014/2015.

 

Câmara de Loulé inaugurou a nova escola da Fonte Santa

Visita a Escola D.Dinis Quarteira - CMLoule - MiraNa iniciativa de início de ano que promoveu, o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo inaugurou uma nova escola na Fonte Santa, em Quarteira, mas também mostrou aquilo que está por fazer. A escola da Fonte Santa. O novo estabelecimento de ensino louletano engloba o primeiro ciclo (8 salas de aula) e pré-escolar (três salas de aula). Refeitório, salas polivalentes, bufete, biblioteca/informática, biblioteca/arquivo de documentação, sala comunitária, campo de jogos descoberto e ginásio descoberto são alguns dos espaços que compõem a escola.

«Mais do que uma escola, este é também um equipamento que servirá toda a comunidade da Fonte Santa, na vertente cultural e de lazer, com reflexos quer nos espaços interiores, com a criação de espaços destinados à comunidade, como nos exteriores», descreveu a autarquia louletana, numa nota de imprensa.

No campo oposto, está a Escola EB2,3 D. Dinis, «o estabelecimento de ensino do Concelho cujo estado de degradação mais preocupa» Vítor Aleixo, que «já manifestou junto do Ministério da Educação a necessidade de obras de requalificação urgentes». O interior da escola irá continuar à espera da tutela, mas, para já, ficam a requalificação do parqueamento, na zona exterior da escola, «que irá melhorar substancialmente a circulação no local durante a época escolar». Foram ainda promovidas visitas à Escola EB1/JI Dnª Francisca de Aragão e à Escola EB1 S. Pedro do Mar.

 

Executivo de São Brás de Alportel fez o “roteiro” completo

Vitor Guerreiro visita Parque Escolar2Em São Brás de Alportel, a comitiva liderada pelo presidente da Câmara Vítor Guerreiro, que se fez acompanhar pelo seu executivo e pela diretora interina do Agrupamento de Escolas, Nídia Amaro, visitou todas as escolas e jardins de infância do concelho.

A visita serviu para verificar in loco um conjunto de obras de manutenção que foram realizadas no Parque Escolar do concelho, durante os meses de verão, «um investimento focado na melhoria das condições oferecidas por estes espaços e que vem ampliar a qualidade e segurança dos mesmos».

Além de investir nas infraestruturas, a Câmara de São Brás de Alportel frisou a aposta que está a fazer na ação social, nomeadamente «o apoio ao nível de alimentação, com a garantia de almoço e dois lanches (um pela manhã e outro de tarde) aos alunos que pertencem a famílias carenciadas».

 

Olhão começa ano letivo com escolas a cem por cento

Abertura ano letvo Moncarapacho2Em Olhão, o presidente da autarquia António Pina, acompanhado pelo delegado regional de Educação Alberto Almeida e vários responsáveis pelo setor da educação no concelho,escolheu a Escola EB1 e JI de Moncarapacho para assinalar o começo do ano letivo. Um arranque que já havia acontecido «em quase todas as escolas do concelho, na sexta-feira», que estavam a «funcionar em pleno», esta segunda-feira.

A escolha da escola de Moncarapacho esteve ligada ao aumento de capacidade que aqui se verificou. O estabelecimento de ensino, que conta com 325 alunos, tem agora cinco salas de pré-escolar (mais uma do que anteriormente) e oito do 1º ciclo. Também a Escola EB1 Nº6, em Olhão, tem mais uma sala de pré-escolar, o que permite que mais 50 crianças frequentem este ano este nível de ensino.

«A autarquia também reforçou o apoio social às crianças do ensino pré-escolar, fornecendo gratuitamente o lanche a todas as crianças que frequentem as atividades de animação e apoio à família nos períodos de interrupção letiva. Igualmente por iniciativa da autarquia, todas as crianças deste nível de ensino usufruirão de acesso a atividades semanais de expressão físico-motora proporcionadas por técnicos do Município. Este ano, também haverá horário normal de toda a atividade letiva no concelho, o que contribui para a total equidade da frequência e do acesso às diferentes atividades educativas por parte dos alunos», segundo a Câmara de Olhão.

 

Veja todas as fotos do lançamento do ano letivo nos três concelhos:

Comentários

pub