Diocese apresenta Programa Pastoral 2014-2015 na Igreja de S. Pedro do Mar em Quarteira

O Programa Pastoral 2014-2015 da Igreja Católica algarvia vai ser apresentado durante a Assembleia Diocesana, que terá lugar, este ano, […]

Igreja S Pedro do Mar QuarteiraO Programa Pastoral 2014-2015 da Igreja Católica algarvia vai ser apresentado durante a Assembleia Diocesana, que terá lugar, este ano, no dia 27 de Setembro, no salão da Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira.

O evento reúne sacerdotes e diáconos, comunidades religiosas, responsáveis por serviços e movimentos diocesanos e leigos.

“Chamados à Santidade” – é este o tema central que se propõe a toda a igreja algarvia e que deverá ser trabalhado até ao final do ano litúrgico de 2015.

Nesse sentido, haverá uma explicação sobre quais os princípios inspiradores do programa e abordar-se-á a vida e o exemplo dos santos algarvios – S. Vicente, S. Gonçalo de Lagos e Beato Vicente de Albufeira -, que certamente contribuíram para a definição da nova proposta temática.

Para complementar esta reflexão e melhor conhecer as propostas da Igreja Universal, a Assembleia Diocesana terá um momento de análise sobre as novidades introduzidas na Constituição Sacrosanctum Concilium, resultante do Concílio Vaticano II. O Padre Carlos Aquino fará a apresentação deste tema aos participantes.

O evento vai iniciar-se com uma comunicação de D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, e terminará com a eucaristia, às 16h00.

O programa previsto é o seguinte:

09h30 – Acolhimento
10h00 – Oração da Manhã / Saudação (Bispo diocesano) / Apresentação dos trabalhos da Assembleia
10h30 – Vaticano II, 50 anos depois – Novidade, aplicação e frutos da Sacrosanctum Concilium/Sagrada Liturgia: (Pe. Carlos Aquino)
11h30 – Intervalo
12h00 – Diálogo com o conferencista
13h00 – Almoço
14h30 – Princípios inspiradores do Programa Pastoral 2014-2015
Chamados à santidade / Quadros relativos a santos algarvios: S. Vicente, S. Gonçalo de Lagos e Beato Vicente de Albufeira
15h45 – Intervalo
16h00 – EUCARISTIA (na Igreja de S. Pedro do Mar) – Encerramento

Comentários

pub