Custódio Castelo celebra «O Fado e o Vinho» em São Bartolomeu de Messines

A iniciativa «Lado B» volta a trazer um nome bem conhecido da música portuguesa ao concelho de Silves. O o […]

Custódio CasteloA iniciativa «Lado B» volta a trazer um nome bem conhecido da música portuguesa ao concelho de Silves. O o virtuoso da guitarra portuguesa Custódio Castelo irá estar em São Bartolomeu de Messines a 1 e 2 de outubro, para se dar a conhecer, numa tertúlia e para mostrar a sua música, num espetáculo.

No concerto que irá protagonizar a 2 de outubro, às 21h30, no Auditório Francisco Vargas Mogo, do Crédito Agrícola de Messines, Custódio Castelo subirá ao palco acompanhado por mais dois músicos.

Este evento, intitulado «O Fado e o Vinho», terá uma componente de fado, mas também de world music e conta com a colaboração da Rota dos Vinhos do Algarve. Os bilhetes custam 5 euros, com direito a um welcome drink e um copo de vinho por pessoa no final do concerto.

A tertúlia terá lugar a 1 de outubro, pelas 21h30, na sede da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense e nela o músico/compositor falará, como é habitual nestes serões, das músicas e livros que marcaram a sua vida e a sua carreira. Como músico, pôde contatar de perto com artistas como Jorge Fernando, Nuno da Câmara Pereira, Mísia, Camané, Carlos do Carmo, Vicente da Câmara, Manuel de Almeida, Fernando Farinha, Fernando Maurício, Cristina Branco, Ana Moura, Mariza e a brasileira Maria Bethânia. Também teve a oportunidade de acompanhar Amália Rodrigues na sua última viagem aos EUA.

Atualmente, Custódio Castelo divide-se entre a sua carreira a solo e a actividade como produtor e compositor. “Inventus” é o título do seu último trabalho gravado.

Este evento servirá, ainda, para assinalar o Dia Mundial da Música, data celebrada precisamente a 1 de outubro e instituída em 1975 pelo International Music Council (UNESCO).

O «Lado B» é um formato lançado pela Câmara de Silves que explora diferentes facetas de um mesmo convidado, «pretendendo fomentar práticas regulares de programação cultural em rede (PCR+) no seio de vários equipamentos da autarquia e também em articulação com o meio associativo local e com as freguesias».

«Esta estratégia visa explorar e potenciar as especificidades e complementaridades existentes entre os vários espaços culturais da cidade/concelho através da apresentação, sempre que possível e pertinente, de diferentes formatos que envolvam intervenientes comuns, isto na área das artes performativas e de outros universos culturais afins», segundo a autarquia.

Por este formato já passaram, desde fevereiro deste ano, conceituados músicos como João Afonso, António Manuel Ribeiro, Jorge Palma, Pedro Jóia e Ricardo Ribeiro, Sérgio Godinho e Luís Represas.

Comentários

pub