Consultas gratuitas de Oftalmologia do Projeto “Cuidar” já começaram em Olhão

O programa de Oftalmologia promovido pelo Município de Olhão teve início esta segunda-feira, dia 8 de setembro, nos Serviços Municipais […]

Oftalmologista António GasparO programa de Oftalmologia promovido pelo Município de Olhão teve início esta segunda-feira, dia 8 de setembro, nos Serviços Municipais do Centro de Saúde de Olhão. Já se inscreveram mais de 100 pessoas que agora começam a primeira fase do processo, a consulta, com vista ao seu tratamento ocular.

No primeiro dia de consultas, e de acordo com o médico responsável, foram atendidos 16 utentes, “alguns deles com casos complicados, que já foram a uma consulta no Hospital de Faro e ainda esperam outra consulta para daqui a um ano”, sublinha a autarquia.

Esta realidade mostra que “era mesmo necessário o Município de Olhão tomar a iniciativa de ajudar, de forma mais eficiente, os olhanenses com graves problemas de visão, alguns deles já cegos de um olho e com cataratas no outro”, refere o presidente da Câmara António Miguel Pina.

Estas consultas – que surgem depois de as pessoas com maiores dificuldades financeiras e problemas de visão que não conseguem ver resolvidos no Serviço Nacional de Saúde, se terem inscrito na Câmara Municipal – são o primeiro passo para que o médico oftalmologista que trabalha em exclusivo com os municípios de Olhão e Vila Real de Santo António, no âmbito do programa «Cuidar», conheça os problemas oftalmológicos de cada utente.

De acordo com essa informação obtida pelo clínico – que lidera uma equipa com mais dois médicos e dois técnicos – o mesmo procederá posteriormente a intervenções cirúrgicas dos casos necessários, já que um dos principais objetivos desta iniciativa é que quem tem dificuldades de visão passe a ver.

Os interessados podem continuar a inscrever-se no Município de Olhão, sendo depois contactados para a primeira consulta.

Comentários

pub