Concurso de Miss e Mister Sénior Tavira é ponto alto da semana dedicada aos Idosos

Um concurso de Miss e Mister Sénior Tavira será um dos pontos altos da Semana Sénior de Tavira, que decorre […]

semana séniorUm concurso de Miss e Mister Sénior Tavira será um dos pontos altos da Semana Sénior de Tavira, que decorre de 29 de setembro a 03 de outubro, para assinalar o Dia Mundial do Idoso, a 1 de outubro, numa organização do Grupo Idade Sénior.

Música, exposição fotográfica, desfile de moda e sessões de esclarecimentos são alguns dos destaques desta iniciativa.

A Semana inicia-se, no dia 29, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, seguindo-se a atuação dos coros do Centro Intergeracional da Pegada e da Associação Âncora, assim como a inauguração da exposição fotográfica “Momentos (E)Ternos”, pelas 16h00.

No dia 30 realiza-se, pelas 14h30, o concurso Miss e Mister Sénior Tavira, no Mercado da Ribeira ou Jardim do Coreto, em função das condições meteorológicas.

Está prevista, igualmente, no dia 01 de outubro, pelas 11h00, a eucaristia “Dia do Idoso”, na Igreja do Carmo.

No dia seguinte, está agendado um passeio ao Zoo de Lagos para os utentes das instituições de solidariedade social do concelho.

No dia 03, a partir das 14h30, o Mercado da Ribeira ou o Jardim do Coreto, acolhe a sessão de esclarecimento promovida pela Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional acerca do patrulhamento de proximidade e principais medidas de segurança, assim como a ação subordinada à violência contra Idosos pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Está programada também, pelas 15h30, uma aula de zumba sénior, sucedida de animação musical. Prevê-se a colaboração da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, através da realização de testes de glicémia, colesterol e medição de tensão arterial.

A Rede Social de Tavira, no âmbito da problemática do envelhecimento demográfico e das alterações verificadas na estrutura social e familiar, na sociedade atual, determinou a constituição de um grupo de trabalho na área dos idosos, com o objetivo de organizar respostas adequadas e ativas a esta faixa etária da população.

O trabalho desenvolvido por este Grupo visa combater a vulnerabilidade social, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania. Romper situações de isolamento social, garantir condições de segurança e bem-estar, promover ações socioculturais e encontros são alguns dos seus objetivos.

Integram o Grupo Idade Sénior quinze entidades, nomeadamente, Município de Tavira, Instituto de Segurança Social – Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro de Saúde de Tavira, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial e Social de Cachopo, Casa de Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial e Social de Sana Maria, Âncora – Associação e “O Pontão” Associação de Solidariedade da Conceição de Tavira.

Comentários

pub