Cessna que caiu em Sagres pertencia ao Aero Clube de Portimão

O Cessna 152, matrícula CS-AYH, que ontem se despenhou duas milhas a Sul do Porto da Baleeira, em Sagres, pertencia ao […]

cessna acidentado_3O Cessna 152, matrícula CS-AYH, que ontem se despenhou duas milhas a Sul do Porto da Baleeira, em Sagres, pertencia ao Aero Clube de Portimão e era usado para voos de instrução e de recreio. Era esse o caso do malogrado piloto, José dos Santos Inácio, de 74 anos, algarvio da Mexilhoeira Grande, emigrante no Canadá, que ia fazer um voo recreativo, depois de ter descolado pelas 10h15 do Aeródromo Municipal de Portimão.

Segundo noticia o jornal Algarve 123 na sua página de Facebook, este avião tinha feito recentemente um “overall” ao motor (revisão geral) e estava em perfeito estado de funcionamento. Para já, suspeita-se que o nevoeiro no local do acidente e a baixa altitude a que o avião voava poderão ter motivado o acidente.

Com esta baixa, a aviação desportiva e privada do Algarve fica muito mais pobre, senão mesmo órfã. É que, a 24 de Outubro de 2011, o vendaval que fustigou o Aeroporto de Faro, além de ter destruído a gare, destruiu também o Cessna 152 do Aeroclube do Algarve, matrícula CS-AYR, usado em voos de instrução de pilotos e recreativos.

As buscas no mar, para tentar encontrar o cockpit da avioneta, bem como o corpo do piloto, foram retomadas hoje ao nascer do dia. No entanto, a profundidade (20 a 30 metros) do local onde o avião se despenhou e as fortes correntes que se fazem sentir no local estão a dificultar os trabalhos, que ontem juntaram meios da Força Aérea e da Marinha.

 

Fotos de: Rafael Vieira, a quem o Sul Informação agradece.
A primeira talvez seja a última fotografia conhecida do CS-AYH, tirada no passado sábado, no Aeródromo Municipal de Portimão.

 

 

 

Comentários

pub