Cerca de 90 mil pessoas reviveram a época medieval em Castro Marim

Cerca de 90 mil pessoas reviveram a Idade Média, em Castro Marim, ao longo dos quatros dias que durou a […]

Dias Medievais 2014Cerca de 90 mil pessoas reviveram a Idade Média, em Castro Marim, ao longo dos quatros dias que durou a edição de 2014 dos Dias Medievais deste concelho do Sotavento algarvio. Entre 28 e 31 de agosto a vila engalanou-se a rigor e recuou à época medieval, com recriações históricas e muita animação.

Um dos pontos altos da 17ª edição do evento foi, como noutros anos, o desfile medieval, que juntou milhares de pessoas, trajadas a rigor, em representação das diferentes classes sociais que existiam na Idade Média.

«O castelo e as ruas da vila encheram-se de personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas. As classes sociais misturaram-se, clero, nobreza, burguesia e povo conviveram alegremente, divertidos pela animação de rua, que percorreu incansavelmente todos os palcos do evento», descreve a Câmara de Castro Marim.

Além dos grupos de música e de dança, como os “Abanderados de Tortosa”, “Jograis del Rei” ou “Le Condor”, os Dias Medievais foram animados por cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros.

Outro dos momentos marcantes dos Dias Medievais foi o Banquete Medieval, confecionado nesta edição por uma equipa coordenada pelo chef Loius Anjos. Por noite, cerca de 200 pessoas puderam deliciar-se com os melhores pratos da época, acompanhados de vinho, cerveja preta e cidra.

Desfile Dias Medievais 2014«A sublinhar ainda a participação das associações locais, que exploraram as tasquinhas no castelo com ementas repletas das iguarias de então, com especial destaque para os pratos de caça, e a colaboração de artesãos, que abrilhantaram o evento com demonstrações das antigas profissões da Idade Média, como cirieiro, tosador, ourives, canteiro, barbeiro, ferreiro, sapateiro, tanoeiro e peleiro», acrescentou a autarquia.

Durante o mês de setembro será agendada uma reunião,organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim e aberta a toda a população, «no sentido de debater e recolher todos os contributos relevantes para o crescimento daquele que é o maior evento do concelho de Castro Marim e uma das feiras medievais de maior relevo do país».

Comentários

pub