Câmara de Portimão vai atribuir subsídios a 1300 crianças de escolas do concelho

A Câmara de Portimão vai atribuir subsídios de estudo a 1300 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, […]

escolasA Câmara de Portimão vai atribuir subsídios de estudo a 1300 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, além de dar pagar transportes e de ter feito uma aposta na requalificação do Parque Escolar. Um investimento na área social que é feito «não obstante as dificuldades financeiras do município», que faz questão de assegurar «em pleno as suas responsabilidades na área educativa».

«No que respeita a estes apoios, segundo dados apurados até ao momento, o Município irá prestar apoio a 831 alunos que beneficiam do Escalão A e 495 alunos com Escalão B, para a aquisição de livros, material escolar e refeições», anunicou a Câmara de Portimão.

Por outro lado, mantém-se a gratuitidade das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) na educação pré-escolar, que se desenvolvem no período da hora de almoço, no prolongamento de horário até às 19 horas e nas interrupções letivas, das 9 horas às 15 horas.

«De realçar que as 39 Salas dos 13 Jardins de Infância existentes irão ser frequentadas por cerca de 933 crianças das quais 91% irão usufruir deste benefício, disponibilizando, o Município, para o efeito, 1 animadora por cada grupo de 25 crianças», segundo a autarquia portimonense.

O apoio da autarquia também se estende ao transportes. A Câmara de Portimão continua a assegurar a atribuição de Passe Escolar, com base na legislação em vigor, a todos os alunos residentes no Município e que frequentem o Ensino Básico e Secundário, entre o local de residência e o local do estabelecimento de ensino, da sua área de residência, quando residam a mais de 3 ou 4 quilómetros, respetivamente.

Escola do Pontal«Para o ano letivo 2014/15 o Município continua a oferecer a todos os alunos que não se encontrem abrangidos pela Legislação em vigor, um desconto de 40%, nas mensalidades dos passes escolares vai-vem, adquiridas em Bilheteira da Empresa Transportadora e bilheteiras municipais, desde que comprovadamente os alunos residam e frequentem uma escola do Município», acrescentou.

Ao mesmo tempo que apoia diretamente os alunos e as suas famílias, a autarquia também investiu 105 mil euros na requalificação do Parque Escolar.

Destas intervenções, a Câmara destaca a que foi feita pelo Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, no âmbito do Acordo de Colaboração celebrado entre o Município e todos os Agrupamentos de Escolas.

Na Escola EB1/JI Coca Maravilhas foram levadas a cabo pinturas interiores no Jardim de Infância e remodelação global de quatro salas de aula e ginásio, do edifício mais antigo da EB1, tendo sido totalmente remodelados janelas, paredes, tetos e chão. Os exteriores dos edifícios foram igualmente pintados. Foi também substituído o equipamento do parque infantil e requalificada toda a zona envolvente, bem como todas as zonas ajardinadas deste Estabelecimento de Ensino.

Também foram reforçadas pinturas em algumas passadeiras, situadas junto aos estabelecimentos de ensino, de forma a acautelar a segurança da comunidade escolar. «As obras do Centro Escolar do Pontal estão a ser concluídas, prevendo-se a sua finalização para o final do mês de setembro», concluiu a autarquia portimonense.

Comentários

pub