Câmara de Olhão exige que a REFER reabra passagem de nível de peões junto à Estação

O presidente da Câmara de Olhão António Pina manifestou o «desacordo absoluto» da autarquia relativamente ao encerramento da passagem de […]

Passagem de nível pedonal desativada em Olhão_4O presidente da Câmara de Olhão António Pina manifestou o «desacordo absoluto» da autarquia relativamente ao encerramento da passagem de nível (PN) de peões existente junto da estação de Olhão e exige à REFER que volte atrás com a medida.

A REFER procedeu hoje, terça-feira, ao fecho desta passagem, existente sobre o viaduto que liga as Avenidas Bernardino da Silva e da República, como havia anunciado esta segunda-feira, num comunicado. Uma decisão que já tinha sido repudiada, por antecipação, pelo presidente da Junta de Freguesia de Olhão, que recebe agora o apoio da Câmara Municipal na sua oposição à medida.

Para António Pina, o fecho da passagem é «manifestamente lesivo do interesse público, em particular da segurança e mobilidade dos cidadãos olhanenses».

«É incompreensível a decisão unilateral de encerramento da PN, que, para além de causar enorme transtorno aos Olhanenses que diariamente utilizam esta PN para fazer a normal e inevitável ligação entre as principais artérias da cidade de Olhão, é extemporânea, atendendo ao desenvolvimento das reuniões de trabalho entre o Município e a REFER», considera o edil.

A REFER invocou razões de segurança e o facto de existir uma alternativa, uma passagem inferior ali existente, para avançar com o fecho da passagem, mas a autarquia olhanense discorda e salienta as «insuficientes condições de utilização da passagem inferior que ainda se verificam, já que as inclinações são muito superiores ao permitido pela legislação aplicável às acessibilidades das pessoas com mobilidade condicionada».

António Pina lembrou, ainda, o «perigo real e iminente de inundação rápida em época de maior pluviosidade, o que coloca em causa a segurança das pessoas que utilizarem esta passagem, mormente dos idosos, das crianças e das pessoas com mobilidade reduzida».

«Pelos vários motivos invocados, o presidente da Câmara de Olhão recomenda ao responsável pela REFER que revogue o ato não fundamentado de supressão da PN e reponha, com um reforço das medidas de sinalização, a circulação pedonal neste atravessamento legal, para garantir a segurança e a mobilidade dos cidadãos Olhanenses», lê-se numa nota de imprensa enviada pelo presidente da Câmara de Olhão às redações.

Comentários

pub