Câmara de Odemira exige obras na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves

A Câmara Municipal de Odemira aprovou uma moção a “exigir a execução das obras de requalificação da Escola Secundária Dr. […]

Escola secundária OdemiraA Câmara Municipal de Odemira aprovou uma moção a “exigir a execução das obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves”, contratadas e anunciadas publicamente pelo Ministério da Educação em 2011, mas nunca iniciadas.

A autarquia, em moção aprovada por unanimidade, na reunião de Câmara de 4 de setembro, considera que a falta das obras criou «precárias e indignas condições de trabalho de professores, funcionários e alunos, com reflexos negativos na normal atividade letiva, no processo de ensino/aprendizagem e em toda a comunidade educativa».

Em 2010, anunciaram-se obras de requalificação da Escola Secundária de Odemira, tendo o Ministério da Educação apresentado o projeto e anunciado publicamente o início dos trabalhos, numa sessão realizada em março de 2011.

Quatro anos depois, sublinha a Câmara de Odemira, «as obras não se realizaram e as instalações continuaram a degradar-se». É que, «mesmo com a empreitada contratada em 2011, foi decidido superiormente a sua suspensão, sem quaisquer obras alternativas de minimização de efeitos».

A Câmara Municipal de Odemira denuncia que «as condições de ensino para os professores, de trabalho para os funcionários, e de estudo e aprendizagem para os alunos, são manifestamente inadequadas, sendo de realçar a degradação dos laboratórios, a deficiente climatização do edifício, a canalização de águas obsoleta e com ruturas frequentes, mobiliário antigo e degradado, e a inexistência de uma eficaz rede de acesso à internet».

Ao longo destes anos, várias foram as diligências de Deputados, Autarcas, Professores, Auxiliares e Pais, junto da Presidência da República, Primeiro-ministro, Ministro da Educação, Assembleia da República e organismos regionais, embora sem resultados práticos.

O deputado do PSD Mário Simões visitou a escola, no dia 13 de janeiro, tendo afirmado que devido ao «nível de degradação das instalações e dos equipamentos» da escola, alunos e professores correm «risco de segurança» e estão «condicionados» no seu desempenho, alertando para as «consequências» da situação no «aproveitamento» dos estudantes.

«A Escola Secundária de Odemira precisa de obras com urgência», conclui o deputado, e a situação «terá de ser encarada» como «prioritária».

Por isso, a autarquia alentejana estranha que, «em Maio último, tenham sido anunciadas pelo Governo, obras de vulto em 14 Escolas Secundárias e não tenha sido incluída nesta lista a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves em Odemira».

Perante a «evidente falta de vontade política do Governo», a Câmara Municipal de Odemira considera «inaceitável o prolongamento deste quadro, sem que exista alguma perspetiva concreta quanto ao executar das obras, lamentando que o próximo ano letivo, à semelhança dos anteriores, tenha início em condições extremamente precárias»”.

A autarquia já questionou o ministro da Educação e Ciência sobre se a situação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves foi avaliada após ter sido determinada a suspensão das obras, se foi efetuada vistoria de segurança às instalações e quais as conclusões, se as obras de requalificação da escola são consideradas prioritárias e para quando a sua execução.

A Câmara Municipal de Odemira exige «ao Ministério da Educação e Ciência que com a maior urgência sejam tomadas as medidas necessárias, para que sejam executadas as obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves».

Comentários

pub