Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica ganha sede em São Brás de Alportel

A recém criada Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica já tem uma sede: é no Centro Explicativo […]

associação_1A recém criada Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica já tem uma sede: é no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, em pleno centro histórico de São Brás de Alportel.

O protocolo entre a associação e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, para a cedência do espaço onde se centralizará o seu trabalho, cujo âmbito se estende a todo o sul do país, foi assinado na sexta-feira, 26 de setembro.

A sessão marcou o início do programa local das Jornadas Europeias do Património e o arranque de um “Fim-de-Semana bem passado”, o desafio de 2014 para o “SundaySlow”, uma iniciativa mundial que se estende a todas as vilas e cidades que integram a rede de “Cittaslow”.

Dedicada à defesa e promoção da filosofia em que assenta a Dieta Mediterrânica, que se estende muito para além da mesa e abarca todo um estilo de vida respeitador do património natural e cultural e por uma harmonia com a natureza, a Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, pretende desenvolver um vasto conjunto de ações, em parceria com diversos setores, nomeadamente cozinheiros, produtores locais, entidades e associações locais, escolas e comunidade para um envolvimento coletivo na missão comum de defender este valioso tesouro.

A Associação tem direcionado o seu trabalho na defesa de uma herança culinária enriquecida pela diversidade e qualidade dos produtos alimentares e tem procurado promover a segurança alimentar e aproximar produtores e consumidores.

Seguindo o lema “comer local e sazonal”, uma das iniciativas do projeto é incentivar os restaurantes a adquirir artigos alimentares junto dos produtores locais.

associação_2Na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração, que teve lugar na futura sede e integrou o programa das Jornadas Europeias do Património, o presidente da Câmara Vítor Guerreiro, e a presidente da direção da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, Otília Eusébio, mostraram uma satisfação mútua por ser o município são-brasense a acolher esta instituição, uma vez que defende um estilo de vida saudável e de qualidade, como é característico de São Brás de Alportel.

A Câmara Municipal brindou a Associação com a oferta simbólica de um exemplar de uma brochura recentemente publicada pelo Plano de Intervenção no Pós-incêndio LARA, que traz a público o resultado de uma cuidada recolha de sementes provindas das espécies hortícolas e frutícolas da região.

A sessão contou ainda com um segundo momento, dedicado à apresentação do projeto de reabilitação do Lavadouro e Fonte Nova, uma das intervenções do Programa de Valorização do Património “Memórias da Terra” que constituirá um extraordinário contributo na preservação e revitalização do centro histórico de São Brás de Alportel.

Comentários

pub