Amigos do Museu de Portimão nascem hoje em assembleia geral

«Colaborar com a Direção do Museu de Portimão na concretização, articulação e desenvolvimento das suas atividades» é a primeira linha […]

amigos do museu de portimão«Colaborar com a Direção do Museu de Portimão na concretização, articulação e desenvolvimento das suas atividades» é a primeira linha do programa de atuação dos «Amigos do Museu de Portimão», que hoje vai nascer, na primeira assembleia geral para constituição da associação.

A Assembleia Geral, que é aberta a todos quantos queiram ser sócios fundadores da nova associação, está marcada para as 18 horas desta segunda-feira, dia 29 de setembro, no auditório do Museu de Portimão.

Até ontem, havia já mais de uma centena de pessoas interessadas em serem sócias fundadoras dos Amigos do Museu de Portimão. Mas esse número poderá ainda subir, até porque, mesmo quem não puder estar presente na reunião magna de hoje, mas tenha interesse em integrar este grupo de cidadãos, pode enviar, até à hora da assembleia, os seus dados, nome completo e contacto telefónico, para [email protected].

A ordem de trabalhos da Assembleia Geral de hoje passa pela discussão e aprovação dos Estatutos e das Linhas Programáticas, devendo culminar com a eleição dos primeiros corpos dirigentes.

Museu de PortimãoAssim, de acordo com a lista proposta (que pode ser vista em pormenor mais abaixo), para presidente da direção surge o médico cirurgião Daniel Cartucho, para presidente da Assembleia Geral o empresário e ex-deputado António Feu e ainda Joaquim Catarino, para presidente do Conselho Fiscal.

Numa lista de linhas programáticas com nove pontos, os Amigos do Museu de Portimão propõem-se ainda a «fomentar o conhecimento público do Museu de Portimão, nas suas valências culturais e científicas, com a apresentação de atividades que envolvam a população em geral, assim como as escolas, centros de dia, centros recreativos, e outros».

Pretendem ainda «estimular a curiosidade e suscitar o interesse pelo Museu nos públicos
mais jovens com atividades lúdicas e educativas (ex. criar um concurso ligado ao museu com um “prémio” adequado aos níveis etários)», bem como «propor e fomentar iniciativas de ligação à realidade local e regional (gastronomia, artesanato, saberes, artes, património, e outros) e momentos de encontro e tertúlia sobre temáticas de interesse histórico e cultural».

Os Amigos propõem-se também a «promover o enriquecimento do acervo do Museu de Portimão e o seu melhor apetrechamento em meios técnicos de trabalho, nomeadamente de bens museográfico, científicos, didáticos, arquivísticos, laboratoriais e bibliográficos, em parceria com o Município de Portimão e o Museu», assim como a «articular com o Museu ações de divulgação de produtos de “merchandising” através da dinamização de uma “loja do Museu”».

Exterior-do-Museu-de-Portimão-Arquivo-CMP_Filipe-da-PalmaAs restantes linhas programáticas passam pela «criação de dinâmicas de intercâmbio e visitas de grupo com outros museus e locais de relevante interesse histórico e patrimonial», «organização de Grupos de Trabalho no âmbito das atividades do Museu» e finalmente «relacionar-se com todos os cidadãos e entidades julgadas relevantes para a prossecução dos seus objetivos designadamente com a promoção do museu de forma ativa e direta através das redes sociais e outros meios de divulgação».

 

Proposta de Lista aos Órgãos Sociais
Associação “Amigos do Museu de Portimão”

Direção
Presidente –Daniel Cartucho
Vice-Presidente – Gisela Lima
Tesoureiro – Helena Cardoso
Vogal – Carlos Osório
Vogal – Helena Correia
Vogal suplente – José Feu
Vogal suplente – Vera Christians

Assembleia-Geral
Presidente – António Feu
Vice-Presidente – Margarida Tengarrinha
Secretário – Maria do Vale Cartaxo

Conselho Fiscal
Presidente – Joaquim Catarino
Vogal – Ilídio Gonçalves
Vogal – Filipe Esteves
Vogal suplente – Domitília Faria

Comentários

pub