Algarve domina Campeonato Nacional de Vela

Clube Naval de Portimão, Ginásio Clube Naval de Faro e Associação Naval do Guadiana garantiram um pódio por equipas totalmente […]

vela_trofeu herediaClube Naval de Portimão, Ginásio Clube Naval de Faro e Associação Naval do Guadiana garantiram um pódio por equipas totalmente algarvio no EDP – X Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados em Vela, que decorreu em Tróia, entre a Praia da Galé e a Praia do Bico das Lulas, de 5 a 7 de Setembro.

Velejadores algarvios conquistaram três dos quatro títulos individuais em jogo e o Clube Naval de Portimão revalidou o título por equipas e recebeu o Troféu Perpétuo D. António Herédia pela sexta vez, tornando-se no clube português com mais taças de campeão nacional de Vela por equipas.

A Federação Portuguesa de Vela decidiu este ano juntar os Iniciados a um campeonato que costuma ser apenas de Infantis. O campeonato foi disputado por 72 Iniciados e 31 Infantis e durante os três dias foram realizadas apenas 4 regatas, devido a falta de vento e nevoeiro, condições que obrigaram mesmo ao cancelamento das regatas previstas no segundo dia (sábado, 6 de Setembro).

O domínio algarvio foi avassalador: em 15 presenças possíveis em pódios, apenas três não foram ocupadas por velejadores/as algarvios/as.

Frederico Baptista
Frederico Baptista

Frederico Baptista, do Clube Naval de Portimão, conquistou o título de Campeão de Portugal em Iniciados Masculinos, tendo liderado a frota desde a primeira regata.

Neste grupo, Luís Gonçalves, da Associação Naval do Guadiana, garantiu o segundo lugar e mais uma presença algarvia no pódio, que quase foi totalmente algarvio, já que Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana) falhou o 3º lugar por muito pouco.

Em Iniciados Femininos, as algarvias conseguiram o pleno no pódio e até com alguma polémica na atribuição do título nacional. Viktoria Kononova (ANGuadiana) venceu a competição feminina, mas a Federação Portuguesa de Vela anunciou a atribuição do título à segunda melhor classificada, a também algarvia Joana Cavaco, do Ginásio Clube Naval de Faro.

A federação alega que Viktoria não tem nacionalidade portuguesa, pelo que não lhe pode atribuir o título nacional, mas há quem garanta que a atleta de origem ucraniana já tem nacionalidade portuguesa. A terceira melhor velejadora neste grupo também é algarvia: Sara Venâncio, do Clube Naval de Portimão.

Joana Cavaco
Joana Cavaco

A frota de Infantis foi sempre comandada pelo algarvio Miguel Sancho (GNCFaro), que perdeu o título na última regata do campeonato, para José Saraiva Mendes, do Náutico Clube Boa Esperança.

Em terceiro lugar na frota, ficou Beatriz Cintra (CNPortimão), campeã nacional feminino. A jovem Beatriz Cintra chegou ao título que em 2013 lhe escapou na última regata para a colega de equipa Beatriz Gago, que nessa altura se sagrou bicampeã nacional (2012 e 2013) e subiu para o escalão Juvenis.

O domínio algarvio na frota de Infantis expressa-se em números simples: cinco algarvios nos seis primeiros lugares. O terceiro lugar masculino (4º na frota) também é algarvio – Guilherme Cavaco (GCNFaro) – o mesmo acontecendo com o terceiro lugar feminino (10º na frota) – Leonor Dutra (GCNFaro).

Tróia assistiu a uma jornada memorável para a Vela algarvia. Com tantos títulos e nível competitivo na água, é caso para perguntar: Porque não consegue o Algarve ser melhor nas classes acima do Optimist?

 

Pódios X Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados

Beatriz Cintra
Beatriz Cintra

Equipas
1. Clube Naval de Portimão – 10 pontos
2. Ginásio Clube Naval de Faro – 11 pts
3. Associação Naval do Guadiana – 14 pts

Iniciados Masculinos
1. Frederico Baptista (CNPortimão) – 4 pontos
2. Luís Gonçalves (ANGuadiana) – 7 pts
3. Ricardo Alves (CVBarreiro) – 8 pts

Iniciados Femininos
1. Viktoria Kononova (ANGuadiana) – 26 pontos
2. Joana Cavaco (GCNFaro) – 28 pts
3. Sara Venâncio (CNPortimão) – 37 pts

Infantis Masculinos
1. José Saraiva Mendes (NCBE) – 7 pontos
2. Miguel Sancho (GCNFaro) – 7 pts
3. Guilherme Cavaco (GCNFaro) – 12 pts

Infantis Femininos
1. Beatriz Cintra (CNPortimão) – 8 pts
2. Vitória Mina (CVVC) – 25 pts
3. Leonor Dutra (GCNFaro) – 28 pts

 

 

Comentários

pub