Albufeira, Aljezur, Lagos, Loulé e Tavira distinguidos com a Bandeira Verde

Cinco municípios do Algarve foram galardoados com o Galardão ECOXXI e vão poder hastear a Bandeira Verde, que atesta as […]

EcoXXICinco municípios do Algarve foram galardoados com o Galardão ECOXXI e vão poder hastear a Bandeira Verde, que atesta as boas práticas ao nível da sustentabilidade e qualidade ambiental nas autarquias.

Albufeira, Aljezur, Lagos, Loulé e Tavira estão entre os 32 concelhos distinguidos, a nível nacional, com o prémio, que foi entregue na passada semana em Cantanhede.

Vila Real de Santo António também apresentou uma candidatura ao galardão, mas acabou por não cumprir os requisitos mínimos para que lhe fosse atribuída a Bandeira Verde.

A encabeçar a lista de municípios mais amigos do ambiente de Portugal está, de resto, um concelho algarvio. Loulé volta a liderar a lista, com o mais elevado índice EcoXXI, baseado em diversos indicadores. Loulé cumpriu mais de 80 por cento dos requisitos, assim como Águeda e Pombal.

Lagos, Albufeira e Tavira são os municípios algarvios que se seguem, na lista da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), responsável pela atribuição deste galardão. Estes três concelhos situam-se no índice igual ou superior a 60 por cento (até aos 69). Aljezur está no índice igual ou superior a 50 por cento.

Independentemente do índice, todos eles têm direito à mesma distinção: um certificado, uma medalha e a Bandeira Verde.

Já Vila Real de Santo António, o único dos 33 candidatos que ficou no índice inferior a 50 por cento, terá direito ao certificado e à medalha, mas não à bandeira.

O Galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela ABAE e é atribuído com base numa candidatura que tem como principal objetivo galardoar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, com especial ênfase na Promoção da Educação Ambiental, Participação Pública e Agenda 21 Local, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Áreas Classificadas e Conservação da Natureza, Produção, Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos, Abastecimento de Água e Sistemas de Drenagem, Mobilidade Sustentável, Valorização do Papel da Energia, Qualidade do Ambiente Sonoro, Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, Turismo Sustentável, entre outros.

Comentários

pub