AIP promove empreendedorismo nas escolas e dinamiza rede de empresários mecenas

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) está a dinamizar redes empresas-escolas com o envolvimento de agentes públicos locais para apoio ao […]

empreender escolasA Associação Industrial Portuguesa (AIP) está a dinamizar redes empresas-escolas com o envolvimento de agentes públicos locais para apoio ao ensino do empreendedorismo nas escolas no ano letivo 2014/15.

Trata-se de dar continuidade aos projetos “Ateliers Empreender Criança”, para alunos do 1º ciclo, e “Academia Empreender Jovem”, para alunos do secundário e técnico-profissional, promovendo a aproximação das escolas às empresas e às dinâmicas regionais.

Para o efeito, as inscrições para o novo ano letivo estão abertas, quer no que se refere à adesão dos municípios ou diretamente das escolas aos projetos.

Em simultâneo, a AIP está a dinamizar uma rede de empresários que pretendam juntar-se a esta iniciativa, através de partilha de experiência ou como mecenas de escolas da sua região.

Um dos grandes objetivos destes programas é promover o contacto dos alunos com o tecido empresarial da sua região, através de gravação de storytellings empresariais, visitas de empresários às escolas e visitas de alunos a empresas, estimulando o processo de reflexão e concretização do que é a realidade empresarial e o contexto regional, em termos de recursos e oportunidades.

Nos últimos anos letivos estes projetos já envolveram mais de 8000 alunos em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor, recorrendo a metodologias inovadoras e a materiais pedagógicos atrativos e que permitem aos alunos, de acordo com o seu nível etário e maturidade, pensar em ideias para problemas existentes, criar oportunidades de negócios e novas soluções que poderão ser materializadas em protótipos, modelos de negócio e, ocasionalmente, empresas. Estas soluções são apresentadas publicamente em feiras com a presença da comunidade escolar e empresarial.

Saiba mais em www.empreender.aip.pt ou através dos contactos 213601136 ou [email protected]

Comentários

pub