7600 algarvios ajudam a escolher entre Costa e Seguro

7600 algarvios, entre os quais 3900 simpatizantes, podem este domingo votar nas primeiras Eleições Primárias do Partido Socialista, que estão […]

costa mais seguro7600 algarvios, entre os quais 3900 simpatizantes, podem este domingo votar nas primeiras Eleições Primárias do Partido Socialista, que estão a decorrer em todo o país e permitirão escolher o candidato do PS a primeira-ministro nas Legislativas de 2015.

Na corrida estão António José Seguro, atual secretário-geral do PS, e António Costa, presidente da Câmara de Lisboa.

Nestas eleições, podem votar, pela primeira vez, simpatizantes do partido ou seja, pessoas que não são militantes e se inscreveram para o efeito. Por outro lado, podem também votar militantes inativos, sem quota paga.

A nível nacional, são cerca de 250 mil os simpatizantes e militantes socialistas que hoje poderão votar.

Este modelo norte-americano de eleições primárias para a indigitação de personalidades para cargos políticos, que se distingue dos restantes por ser um processo aberto a simpatizantes, é aplicado pela primeira vez em Portugal, depois de experiências já realizadas em partidos socialistas ou da esquerda-democrática em França e Itália.

Se o atual secretário-geral do PS vencer as eleições primárias, António José Seguro será confirmado como candidato a primeiro-ministro pelos socialistas nas próximas legislativas e, como tal, o calendário interno deste partido poucas alterações terá.

Se for o presidente da Câmara de Lisboa a vencer as primárias, António José Seguro já fez saber que se demitirá da liderança e, nesse caso, Costa quererá convocar o mais rapidamente possível eleições diretas para o cargo de secretário-geral e um congresso extraordinário do PS.

Comentários

pub