Tradição do «Banho Santo» volta à praia da Manta Rota a 29 de agosto

A tradição do «Banho Santo» de 29 de agosto volta a cumprir-se na Praia da Manta Rota, em Vila Real […]

Festas de São João da Degola_Banho Santo_Manta Rota_VRSA_1A tradição do «Banho Santo» de 29 de agosto volta a cumprir-se na Praia da Manta Rota, em Vila Real de Santo António (VRSA), para mostrar «como as coisas se passavam noutros tempos». A iniciativa, que atrai, ano após ano, centenas de curiosos aquela zona balnear, é o ponto alto das festas em honra de São João da Degola, que aquela localidade acolhe entre os dias 27 e 31 de agosto.

O «Banho Santo» está agendado para as 11 horas de dia 29, no areal da praia da Manta Rota. Este banho de mar assinala a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. «Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para “dar banho”», descreve a Câmara de VRSA.

Para não deixar morrer a tradição, a associação «A Manta» e a autarquia vilarealense voltaram a apostar na recriação histórica do evento. «A cerimónia não deixa de parte os animais de carga e transporte, as indumentárias tradicionais – como as vestes compridas e os chapéus de palha -, nem esquece o piquenique com produtos genuinamente algarvios», acrescenta a Câmara.

Além desta iniciativa, haverá diversas atrações, ao longo de cinco dias, como bailes, concertos, um concurso de fados, folclore e fogo-de-artifício. Iniciativas que têm entrada gratuita e decorrem no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino).

Festas de São João da Degola_Manta Rota_VRSAO programa de festas tem início na quarta-feira, dia 27 de agosto, com a primeira eliminatória do VII Concurso de Fado Amador de Vila Real de Santo António, às 21 horas. Já na quinta-feira à noite, o serão está reservado para o baile e para a valsa a prémio.

Na sexta-feira, dia 29, depois do «Banho Santo», há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista, às 18 horas. Às 21 horas tem início o baile, seguindo-se a celebração do XIII aniversário do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota. Às 23h30 sobe ao palco o grupo «Dyran & Los Angeles de La Havana», seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.

No dia 30, a partir das 21h30, o programa é integralmente dedicado ao XII Festival de Folclore da Praia da Manta Rota, que este ano conta com quatro grupos convidados. No domingo, as festas encerram com um espetáculo do grupo de dança «Arutla» e baile com o «Duo Reflexo».

Comentários

pub