Tertúlia Algarvia inaugura nova exposição antes de celebrar o primeiro aniversário

A exposição da exposição de pintura de João de Azevedo «Lafaek: crocodilos de Timor» vai ser inaugurada amanhã, sábado, às […]

Tertúlia AlgarviaA exposição da exposição de pintura de João de Azevedo «Lafaek: crocodilos de Timor» vai ser inaugurada amanhã, sábado, às 18 horas, na Tertúlia Algarvia, onde ficará patente até 23 de outubro. A mostra dá a conhecer «os significados do crocodilo para o povo timorense».

Um lançamento que se junta a um mês cheio de atividade do espaço cultural e gastronómico da Vila Adentro de Faro, que celebra o seu 1º aniversário no dia 27 de agosto. Nessa noite, haverá festa na Tertúlia Algarvia, com animação do DJ Discossauro.

Esta celebração, segundo a associação, é o culminar de um ano intenso, que acelerou neste último mês. Em agosto, a Tertúlia Algarvia promoveu e acolheu diferentes iniciativas, como espetáculos musicais a cargo de três grupos participantes no FolkFaro e a inauguração da exposição «Algarve, um arraial de humor», que pode ser visitada até 26 de outubro.

Além de uma componente de restauração, focada nos sabores algarvios e mediterrânicos, a Tertúlia Algarvia realizou, nos últimos doze meses, diversas iniciativas nas mais variadas áreas: exposições de pintura, artesanato e design; oficinas e demonstrações de cozinha; exibição de documentários; encontros de empreendedorismo, entre muitas outras.

???????????????????????????????Na vertente da gastronomia, estão em curso três projectos: Algarteca – Capítulo II, Dieta Mediterrânica e Cataplana Algarvia.

Também o projeto Dieta Mediterrânica inclui a produção de vídeos, por parte da Tertúlia Algarvia. Neste caso, foram selecionadas as receitas algarvias mais representativas deste modo alimentar. Este é um projeto mais alargado que envolve diversas entidades do Algarve, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional ou a Câmara de Tavira, e que pretende salvaguardar a Dieta Mediterrânica, classificada como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2013.

O projecto Cataplana Algarvia é, igualmente, fruto de uma parceria regional com a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve. Vídeos e um livro de receitas; programas de experiências destinados a restaurantes e operadores; e visitas de familiarização para jornalistas estrangeiros são as ações previstas.

Comentários

pub