Rota do Petisco chega a mais locais de Portimão e dá um salto a Ferragudo e Silves

A Rota do Petisco vai chegar mais longe e a mais locais, em 2014. O evento gastronómico, que decorre de […]

rota do petisco 2A Rota do Petisco vai chegar mais longe e a mais locais, em 2014. O evento gastronómico, que decorre de 5 de setembro a 12 de outubro, está a crescer e terá, este ano, 124 estabelecimentos aderentes, de oito zonas.

Além de Portimão, Praia da Rocha, Alvor e Ferragudo, vai entrar no circuito a localidade da Mexilhoeira Grande, enquanto Silves será a zona convidada deste ano.

Mais estabelecimentos significam mais iguarias para provar, que podem ser degustadas a um preço fixo de 2,5 euros, na modalidade Petisco, que inclui prato e bebida, e a 2 euros, na modalidade Doce Regional, com sobremesa e bebida.

A Rota dos Petiscos vai para a quarta edição, mas continua a evoluir, através da introdução de algumas novidades. Este ano, serão criadas três novas rotas: a Rota dos Pequeninos, a Rota das Mercearias e a Rota Noite Adentro.

No primeiro caso, o novo circuito é dedicado aos mais novos, como indica o nome. Os estabelecimentos que aderirem a esta modalidade apresentarão uma ementa alternativa especialmente concebida para o público infantil e ao mesmo preço da ementa oficial do evento.

A Rota das Mercearias também fará parte do circuito dos petiscadores e contará com seis mercearias aderentes, «que irão brindar os portadores do Passaporte da Rota com ofertas e/ou vantagens na aquisição dos seus produtos», segundo revelou a Câmara de Portimão numa nota de imprensa.

Tal como acontece na Rota do Petisco, nesta modalidade os participantes terão igualmente direito a carimbar o seu passaporte e quem conseguir reunir todos os carimbos das mercearias participantes habilita-se a ganhar um cabaz especial, composto por produtos dos respetivos estabelecimentos.

Rota do Petisco 2014Ainda na área das novidades, vai ser possível petiscar até mais tarde, com a criação da Rota Noite Adentro, «que irá propor uma forma diferente de terminar um dia recheado de petiscos, percorrendo os doze bares aderentes, que irão proporcionar aos portadores do Passaporte vantagens e/ou ofertas disponibilizadas, bem como mais um carimbo».

Às novidades, junta-se um regresso, o da Rota do Comércio Tradicional de Portimão, cujo objetivo é dinamizar o comércio local e o centro da cidade.

O circuito volta num novo formato, em parceria com a Go Portimão, e desafia os petiscadores a participarem num peddy-paper pelas lojas aderentes, munidos do seu Passaporte, habilitando-se a um fim-de-semana para duas pessoas num hotel em Sevilha e duas entradas para a Isla Mágica.

Da edição anterior, mantêm-se «duas apostas ganhas», a da Rota das Imagens e da Rota da Ilustração. «Em ambos os casos, e sempre inspirados pela boa comida e pela boa bebida, os petiscadores serão novamente convidados a expressar a sua veia artística quer pela fotografia, quer pelas artes plásticas, havendo no final da Rota prémios para os melhores trabalhos».

Quanto à Rota dos Petiscos propriamente dita, as “regras do jogo” continuam a ser as mesmas: os interessados podem adquirir o seu Passaporte da Rota em qualquer um dos postos de informação do evento ou nos próprios estabelecimentos aderentes. Depois, é uma questão de «escolher, ir, pedir, deliciar-se, pagar, carimbar e seguir para a próxima paragem, estando desde logo garantidas a diversão e a boa comida».

Tal como aconteceu no ano passado, o Passaporte da Rota do Petisco volta a ser solidário, revertendo o custo de 1 euro da sua aquisição, exclusivamente, para o apoio de projetos sociais, nomeadamente: Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, Casa de Nossa Senhora da Conceição, Refeitório Social de Nossa Senhora do Amparo e Vela Solidária.

A Rota do Petisco é uma iniciativa organizada pela associação Teia D’Impulsos, em parceria com a associação ALVORecer, as Câmaras Municipais de Portimão e Silves e as Juntas de Freguesia de Portimão, Mexilhoeira Grande, Alvor e Ferragudo.

A lista dos estabelecimentos aderentes, as respetivas ementas e o programa de animação, em detalhe, serão «divulgados em breve», prometeu a Câmara de Portimão.

Comentários

pub