Proteção Civil avisa para risco muito elevado de incêndio no Algarve nos próximos dias

Nos próximos dias, há que ter cuidado especial para evitar incêndios florestais, já que vão estar reunidas condições climatéricas muito […]

Incêndio1Nos próximos dias, há que ter cuidado especial para evitar incêndios florestais, já que vão estar reunidas condições climatéricas muito favoráveis à ocorrência de fogos.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o Índice de Risco de Incêndio com níveis muito elevados nas regiões do interior e Algarve, que se fará nas próximas 72 horas, apelando à população que adote «as necessárias medidas de prevenção e precaução», para evitar calamidades.

A ANPC recomendou, num comunicado, que a população adeque «os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal», tomando medidas preventivas e «tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros».

«Face à presente previsão a ANPC determinou o incremento do nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS), no quadro do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), para o período das 8 horas de 30 agosto até às 20 horas de 2 setembro de 2014», anunciou a ANPC.

A Proteção Civil lembra que é proibido fazer «queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos», utilizar «equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos», a queima de matos cortados, o lançamento de «balões com mecha acesa, ou qualquer outro tipo de foguetes», fumar ou fazer lume na floresta ou zonas circundantes e realizar «fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas».

A prevenção também passa por: «Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio em local com pouca vegetação; e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor».

O aviso foi lançado «no seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 29 de agosto» e baseia-se num conjunto de fatores climatéricos.

No Algarve, o risco de incêndio será aumentado pelo «vento moderado (até 35 km/h), de noroeste no litoral oeste e nas terras altas e de sudoeste na costa sul», pela baixa humidade relativa do ar, que se fixará entre «20 e 30 por cento nas regiões do sul e do interior norte e centro» e a «subida gradual da temperatura, com temperatura máxima entre 30 e 34ºC nas regiões do sul e do interior norte e centro, a partir de hoje, e também no Minho e Douro Litoral a partir de domingo».

Comentários

pub