Programa «Cuidar» inicia rastreio oftalmológico às populações do interior de Vila Real de Santo António

O rastreio oftalmológico à população idosa residente no interior do concelho Vila Real de Santo António começou esta quarta-feira, numa […]

Programa Cuidar_Rastreios domicílio VRSA (1)O rastreio oftalmológico à população idosa residente no interior do concelho Vila Real de Santo António começou esta quarta-feira, numa iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito do programa «Cuidar».

A iniciativa é inovadora e está a percorrer, numa primeira a etapa, as zonas serranas do concelho de VRSA, apostando nos contactos de proximidade com a população.

Envolve um médico oftalmologista e um conjunto de técnicos da Divisão de Ação Social que, depois, encaminharão os munícipes para uma consulta.

Com esta medida, a autarquia estende os cuidados de saúde aos locais mais remotos do concelho alcançando, em especial, as populações mais idosas ou com maiores dificuldades em se deslocarem.

O projeto surge apenas um mês depois da criação do programa «Cuidar», uma forma inovadora de partilha de recursos desenvolvida em parceria pelas Câmaras Municipais de VRSA e Olhão e que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos algarvios.

Para aumentar a abrangência do «Cuidar» o município de VRSA estendeu também o programa a todos os funcionários e colaboradores da Câmara Municipal e da empresa municipal VRSA SGU, que terão acesso a consultas de oftalmologia a um preço reduzido.

A medida é igualmente aplicada aos funcionários de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho e Bombeiros Voluntários.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, as primeiras semanas de programa apresentam «resultados francamente positivos, tendo sido já sido realizadas cerca de uma centena e meia de consultas, das quais 40 pacientes foram sinalizados para cirurgia».

Nesta primeira fase, o «Cuidar» está centrado nas patologias ligadas à área da oftalmologia, tendo em consideração o novo aumento das listas de espera nesta especialidade, que ultrapassa atualmente os dois anos no sul do país.

No futuro, irá estender-se a outras especialidades, podendo vir a juntar mais concelhos a esta rede de cuidados de saúde que se quer próxima das pessoas e se dirige especialmente a munícipes com poucos rendimentos ou que tenham dificuldades em aceder a cuidados de saúde.

Para beneficiar do «Cuidar», os interessados deverão inscrever-se nas Divisões de Ação Social das autarquias de VRSA e de Olhão ou consultar o enquadramento do programa disponível no sítio www.cm-vrsa.pt.

Comentários

pub