Processo a dirigentes que assinaram acordo com o PS atrapalha eleições para o PSD/Portimão

Helder Renato Rodrigues apresentou-se este sábado, dia 8 de Agosto, como candidato à presidência da Comissão Concelhia do PSD de […]

Alameda da República em PortimãoHelder Renato Rodrigues apresentou-se este sábado, dia 8 de Agosto, como candidato à presidência da Comissão Concelhia do PSD de Portimão, numa nota publicada na sua página de Facebook.

Helder Renato, que é chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Monchique, o também social-democrata Rui André, já tinha concorrido há dois anos à presidência do PSD portimonense, tendo então sido derrotado pelo outro candidato, Pedro Castelo Xavier.

Este acabou por encabeçar a lista laranja à Câmara de Portimão, nas Autárquicas de Setembro de 2013, mas sofreu uma derrota pesada (o PSD foi apenas a 3ª força mais votada no concelho), conseguindo apenas eleger-se a si próprio como vereador.

Desta vez, tudo indica que Pedro Xavier não se voltará a candidatar, até por estar a braços com um processo que lhe foi levantado pelo Conselho de Jurisdição Distrital do PSD, na sequência do acordo de coligação que assinou, em conjunto com outros dirigentes de diversos órgãos da Concelhia, com o PS de Portimão após as Eleições Autárquicas, viabilizando assim o executivo de minoria socialista na Câmara.

A decisão sobre este processo, ao que o Sul Informação apurou, deverá ser conhecida por estes dias, tendo os visados – os militantes do PSD eleitos para diversos órgãos autárquicos que assinaram o acordo com o PS – sido já notificados da decisão do Conselho de Jurisdição Distrital.

PSDPedro Xavier, contactado pelo nosso jornal, disse não querer comentar a situação, que considera serem «assuntos internos do partido».

José Inácio Marques Eduardo, vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD, porém, admitiu em declarações ao Sul Informação que «há alguns elementos que compõem os órgãos dirigentes do PSD/Portimão, nomeadamente a Comissão Política de Secção e a Mesa da Assembleia de Militantes, sobre os quais correm processos no Conselho de Jurisdição Distrital». Estes militantes social-democratas portimonenses «terão já sido ouvidos», mas o Conselho de Jurisdição, se já tomou uma decisão, «não a comunicou ainda oficialmente à Distrital, indicando se determinou ou não sanções» aos militantes visados.

Essa notificação, segundo acrescentou, por seu lado, Bruno Inácio, secretário distrital do PSD, deverá chegar «nos próximos dias», uma vez que, tanto quanto este dirigente regional sabe, «os visados já terão sido notificados». Esta informação, porém, não foi confirmada (nem negada) por Pedro Xavier, que se recusou a comentar.

 

José Inácio: o Conselho de Jurisdição, se já tomou uma decisão, não a comunicou ainda oficialmente à Distrital, indicando se determinou ou não sanções aos militantes

 

No meio de toda esta confusão, e apesar de os dois anos de mandato dos órgãos da CPS terem terminado no sábado, 8 de Agosto, ainda não se sabe para quando serão marcadas as novas eleições.

O vice-presidente do PSD/Algarve, aliás, esclarece que o prazo de dois anos «é apenas indicativo», embora admita que, após esse prazo, «os órgãos próprios devem convocar eleições», tarefa que cabe à Mesa da Assembleia de Militantes dos social-democratas portimonenses, cujo presidente se demitiu desse cargo.

«Só depois de o Conselho de Jurisdição Distrital remeter a sua decisão e eventuais sanções à Comissão Política Distrital é que se saberá se os órgãos [locais] mantêm competência ou se não têm já quorum» que permita a convocação de novas eleições, explicou José Inácio. Nesse caso, em princípio, será a CPD a determinar a marcação de eleições.

Mas há ainda um outro eventual entrave. É que os militantes visados pelo processo poderão recorrer da decisão, para o Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Pedro Xavier, nas suas curtas declarações ao Sul Informação, deu a entender que poderá seguir esse caminho, caso a decisão lhe seja desfavorável.

 

Helder Renato Rodrigues lança candidatura de alternativa

 

helder renato rodriguesApesar deste imbróglio, Helder Renato Rodrigues decidiu avançar com a sua recandidatura ao PSD de Portimão, anunciando-a na sua página no Facebook.

Num texto de 16 parágrafos, o candidato acusa a liderança do partido comandada por Pedro Xavier de se ter fechado «em si própria». Por isso, «não conseguiu mobilizar nem se mostrou disponível para discutir, ouvir e propor as suas ideias aos militantes».

Nas eleições autárquicas, recorda Helder Renato, o projeto social-democrata para a liderança da Câmara Municipal de Portimão foi «claramente derrotado, e o PSD sofreu a sua pior derrota de há 30 anos para cá».

Para mais, salienta, «desde esse ato eleitoral, quando se pensava que a CPS do PSD de Portimão assumisse as suas responsabilidades, perante os resultados desastrosos, ocorreu o inverso, assinando uma Coligação com o Partido Socialista, cujos objetivos e termos se desconhecem, omitindo-os aos militantes e aos órgãos superiores do Partido».

O candidato acusa ainda a liderança do PSD local de se ter distanciado «dos seus eleitores». «Associou-se ao Partido Socialista sem o aval de todos nós, num projeto que claramente não serve Portimão, nem os militantes do PSD de Portimão».

 

Helder Renato: O PSD não pode estar colaborante, nem ser subserviente ao poder instalado, limitado pela aceitação de dois lugares, um de Vereador a tempo inteiro e outro na Presidência da Mesa da Assembleia Geral da Empresa Municipal Urbis

 

O partido «não pode estar colaborante, nem ser subserviente ao poder instalado, limitado pela aceitação de dois lugares, um de Vereador a tempo inteiro e outro na Presidência da Mesa da Assembleia Geral da Empresa Municipal Urbis», acrescenta Helder Renato.

É que, assim, na opinião do candidato, o PSD ficou «um Partido Político inexistente, sem opinião ou ação política, limitando-se à ação do Vereador eleito e permanente ao serviço do executivo socialista que geriu, e gere mal, o Concelho de Portimão há mais de 35 anos».

«O PSD em Portimão necessita de ser muito mais do que tudo isto. Terá de ser o Partido que se apresenta como alternativa de gestão na Câmara Municipal», acrescenta ainda na sua declaração no Facebook.

Ao que o Sul Informação apurou, além da recandidatura de Helder Renato Rodrigues, estará em preparação uma outra candidatura, mais ligada à ala Pedro Xavier.

 

 

Comentários

pub