Postos de Saúde de Praia do Algarve atenderam mais de 3700 pessoas em julho

Os 32 Postos de Saúde de Praia instalados pela Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) em zonas balneares da […]

PraiaOs 32 Postos de Saúde de Praia instalados pela Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) em zonas balneares da região realizaram 3760 atendimentos, no mês de julho. Em 77 casos, foi necessário encaminhar os pacientes para outras unidades de saúde.

Nestas consultas, foram realizados 2139 tratamentos, como pequenas suturas e outros, e efetuada a medição da pressão arterial por 799 vezes, os procedimentos mais comuns, mas também foram acudidas pessoas picadas por peixe-aranha e insetos (354), feitos testes de glicémia (135) e dadas injeções (166).

Das unidades de saúde montadas ao longo da costa algarvia, as mais solicitadas foram, segundo a ARSA, as de Armação de Pêra, Ilha da Culatra, Monte Gordo e Quarteira.

Os turistas foram os que mais usaram este serviço, com a percentagem de não residentes a atingir um peso de 68,9 por cento (53 por cento portugueses de outras regiões e 15,2 por cento estrangeiros).

«Os Postos de Saúde de Praia, com horário de atendimento entre as 10h30 e as 19h30, têm como objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada e irão manter-se em funcionamento até 14 de setembro», lembrou a ARSA.

«De referir que os recursos afetos aos Postos de Saúde de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar. No âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a Região do Algarve dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, de um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão), e de um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas», acrescentou a mesma entidade .

Comentários

pub