Polis Sudoeste avança com obras de 3,5 milhões no litoral de Odemira

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste, responsável pelo Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, lançou a concurso as obras […]

Entrada da BarcaA Sociedade Polis Litoral Sudoeste, responsável pelo Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, lançou a concurso as obras para as intervenções de reposição das condições de ambiente natural do Cabo Sardão/Entrada da Barca, valorização e qualificação das praias do Malhão e do Almograve, e requalificação e valorização da Zambujeira do Mar (Área 1 e Área 2), num investimento global que ultrapassa os 3,5 milhões de euros.

Segundo a Câmara de Odemira, prevê-se que os trabalhos de requalificação das Praia do Malhão e do Almograve tenham início após o verão.

As intervenções pretendem promover a requalificação de infraestruturas de apoio ao uso balnear, sobretudo ao nível das acessibilidades, beneficiando e recuperando os acessos viários e pedonais e ordenando o estacionamento, de modo a garantir a segurança e o conforto da sua utilização e a salvaguarda dos valores naturais, respetivamente nos valores de 748.131,20 euros e 183.118,65 euros.

A intervenção de reposição das condições e ambiente natural no Cabo Sardão/Entrada da Barca prevê ações ligadas à conservação da natureza e proteção dos ecossistemas costeiros, nomeadamente a nível de paisagismo, preparação do terreno, intervenção sobre a vegetação invasora, pavimentos, sinalização, gestão de resíduos, entre outros. Esta intervenção, prevista para o início de 2015,  deverá custar 705 mil euros.

Por seu lado, a empreitada de requalificação e valorização da Zambujeira do Mar (Área 1 e Área 2) prevê intervenções a nível de paisagismo, rede de abastecimento de água, rede de águas residuais e pluviais, rede de eletricidade, rede de telefones e telecomunicações, rede viária, e fundações e estruturas. Estas obras estão orçadas em 1.420.000 euros, devendo começar também no início de 2015.

As intervenções nos quatro portinhos de pesca do concelho de Odemira, nomeadamente Azenha do Mar, Entrada da Barca, Lapa das Pombas e Portinho do Canal, já se encontram em fase de adjudicação à empresa Irmãos Cavaco SA, pelo montante global de 501 mil euros.

A par destes procedimentos encontram-se atualmente em curso as obras de valorização e qualificação das praias das Furnas e Alteirinhos.

O Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, prevê um investimento global de 40,1 milhões de euros numa a área de intervenção em 9.500 hectares e frente costeira de 150 quilómetros, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Comentários

pub