Município de Albufeira substitui coberturas de amianto na escola EB 2,3 de Ferreiras

A Câmara Municipal de Albufeira vai iniciar ainda este mês de agosto as obras para remoção da cobertura de fibrocimento […]

Escola EB2,3 de FerreirasA Câmara Municipal de Albufeira vai iniciar ainda este mês de agosto as obras para remoção da cobertura de fibrocimento contendo amianto na escola EB 2,3 de Ferreiras.

Este tipo de intervenções têm sido consideradas prioritárias pela autarquia, que se orgulha de «não ter nenhuma escola construída sob a sua responsabilidade contendo este produto».

A empreitada abrange uma área de 2073,25 metros quadrados de coberturas e custará cerca de 92.500 euros.

A primeira intervenção no concelho decorreu precisamente nesta escola, no ano de 2010 (1ª fase), tendo as obras prosseguido em 2011 (2ª fase).

Com a finalização da empreitada que está prestes a começar, ficam concluídos os trabalhos de remoção de cobertura em fibrocimento contendo amianto na EB 2,3 de Ferreiras.

Ainda em 2010 foram executadas obras para remoção deste tipo de cobertura na EB1 de Olhos de Água e EB 2,3 Martim Fernandes.

Apesar de sublinhar que não existe «informação consensual no que respeita às consequências para a saúde pública devido à utilização deste tipo de material», a Câmara Municipal de Albufeira optou por remover todas as coberturas em fibrocimento contendo amianto, sendo que os estabelecimentos escolares construídos pela autarquia já não têm qualquer material que utilize este produto na sua composição.

As próximas intervenções vão abranger as seguintes escolas: EB 2,3 Martim Fernandes, EB2,3 Diamantina Negrão, EB2,3 Francisco Cabrita e EB 2,3 de Paderne.

Até ao momento a autarquia de Albufeira já investiu mais de 170 mil euros – incluindo os ensaios para avaliação de partículas de amianto dispersas no ar e as obras de remoção das coberturas.

Prevê-se que a globalidade do investimento, considerando as intervenções que falta executar, venha a rondar os 500 mil euros.

Comentários

pub