Lagos volta a receber a Festa do Banho 29

«À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem o pé. Mas todos festejam como podem o […]

Banho 29«À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem o pé. Mas todos festejam como podem o “Banho 29”». Como forma de relembrar e reviver esta tradição, é organizado anualmente, em Lagos, um programa festivo com animação musical, animação de praia e o obrigatório banho noturno.

Entre os dias 29 e 31 de Agosto, decorre em Lagos, no Cais da Solaria, a tradicional Festa do Banho 29 que se transformou, há muito, numa manifestação de caráter popular, sendo um dos principais eventos culturais do Município de Lagos.

Como forma de relembrar, reviver e preservar esta tradição, dando continuidade a um evento já enraizado na cultura lacobrigense, é organizada uma vez mais esta iniciativa, este ano a cargo da ACRAL, Moto Clube de Lagos, Associação dos Artesãos do Barlavento e Clube Desportivo de Odiáxere, que contam desde a primeira hora com o apoio da autarquia.

«As suas origens são confusas. Há quem diga que, nesse dia, anda o diabo à solta e, por isso, só à noite se pode tomar banho. Há quem ligue o banho noturno a velhos ritos de fim de verão, cumpridos com diferentes preceitos noutras paragens da Europa do Sul. Este costume resistiu ao turismo. Já não vêm aos bandos, mas continuam a cumprir a tradição de forma discreta. Ao seu lado aparecem hoje novos grupos de banhistas, mais foliões e menos rituais, que aproveitam essa noite para fazerem fogueiras, tocarem violas, assarem chouriço e contarem histórias. À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem o pé. Mas todos festejam como podem o “Banho 29”».

O programa preparado para estes dias é recheado de animação musical, animação de praia, Petiscos, Porco no espeto, artesanato e doçaria regional.

 

PROGRAMA
♦ Sexta-feira / 29 de agosto
18h00 – Animação FITNESS com VIVAFIT
19h00 – Demonstração de CAPOEIRA
20h00 – Animação Musical com ANA LÚCIA
22h00 – Show com DEJA VU BAND
23h00 – Concurso do Fato de Banho
01h30 – DJ TM

♦ Sábado / 30 de agosto
18h00 – Animação com DJ
19h00 – Demonstração ZUMBA Ana Leal Sousa
20h00 – Animação Musical com CRISTIANO MARTINS
21h30 – Lagos Fashion – Passagem de modelos
22h00 – Show com MARTA ALVES
01h30 – DJ TM

♦ Domingo / 31 de agosto
16h00 – Jogos Tradicionais
17h00 – Animação com DJ
19h00 – Animação com ANA & EDGAR
20h00 – Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere
21h00 – Animação com Ana & Edgar e DJ TM

Comentários

pub