Investigadora da UAlg convidada para prestigiado simpósio internacional sobre cartografia

A investigadora e bolseira da Universidade do Algarve Daniela Pereira Nunes foi convidada para fazer uma comunicação no prestigiado Simposio […]

fortificacoes-algarve - José Sande de VasconcellosA investigadora e bolseira da Universidade do Algarve Daniela Pereira Nunes foi convidada para fazer uma comunicação no prestigiado Simposio Ibero-Americano de Historia de la Cartografia, iniciativa que junta conferencistas de 140 países e se vai realizar entre 24 e 27 de setembro na Universidade dos Andes, em Bogotá, na Colômbia.

Este simpósio, de grande prestígio internacional, dá continuidade ao processo iniciado em Buenos Aires (2006), Cidade do México (2008), São Paulo (2010) e Lisboa (2012), onde diversos investigadores, de diferentes áreas científicas, debaterão as mais recentes investigações sobre o tema da Cartografia. Na edição de 2014, além da investigadora da UAlg, só estará presente mais um conferencista vindo de Portugal.

Daniela Nunes Pereira vai levar à América do Sul a comunicação «Celebrações Barrocas na Cartografia de José de Sande Vasconcelos», que versa sobre este engenheiro militar português, que foi destacado, em 1772, para o Reino do Algarve, por ordem do Marquês de Pombal.

«José de Sande Vasconcelos desenvolveu um notável trabalho cartográfico sobre o Algarve, nas mais diversas escalas, entre 1772 e 1808. O grande número de manuscritos que nos legou, constituem uma incontornável fonte para o estudo da região e da história da ciência e das técnicas cartográfica da engenharia militar na segunda metade do século XVIII», recordou a Direção Regional de Cultura do Algarve, numa nota de imprensa.

Em 2013, esta entidade adquiriu um conjunto inédito de três desenhos da autoria do engenherio militar, que representam o início da edificação de Vila Real de Santo António, que estiveram em exposição, o ano passado, na Biblioteca Nacional de Portugal.

«O contributo deste trabalho de investigação para o melhor conhecimento de José Sande de Vasconcelos e do Algarve são de relevar», conclui a DR de Cultura do Algarve.

Comentários

pub