Incêndio em São Marcos da Serra reduzido a uma frente

O incêndio que desde a tarde de hoje está a lavrar numa zona de mato e eucaliptos perto de São […]

Kamov_1O incêndio que desde a tarde de hoje está a lavrar numa zona de mato e eucaliptos perto de São Marcos da Serra, no interior do concelho de Silves, está agora reduzido a uma frente, segundo a página na internet da Proteção Civil.

O fogo, em cujo combate esteve envolvido um helicóptero bombardeiro do Agrupamento Complementar de Empresas do Grupo Portucel Soporcel e do grupo ALTRI (AFOCELCA). Foram ainda mobilizados dois aviões bombardeiros pesados anfíbios que estavam estacionados em Seia e que só ao fim da tarde chegaram ao local do incêndio.

Neste momento, o fogo está a ser combatido por 181 operacionais, dos quais 131 bombeiros, apoiados por 43 veículos operacionais e 17 de outros tipos, nomeadamente máquinas de rasto.

O vento forte tem sido o principal inimigo dos bombeiros, no combate ao incêndio que foi declarado às 14h40, no sítio dos Fitos, perto de São Marcos da Serra, e que rapidamente evoluiu para duas frentes, reduzidas a uma frente cerca de seis horas depois.

O comando das operações foi assumido pouco depois das 19h00 pelo 2º Comandante Operacional Distrital de Faro, tendo já chegado ao Posto de Comando a presidente da Câmara de Silves.

Entretanto, o fumo e um forte cheiro a queimado já chegaram ao litoral algarvio, nomeadamente às zonas de Vale do Lobo, Praia de Faro e Faro, segundo informaram várias testemunhas.

Comentários

pub