Igreja de Santo António em Lagos reabre ao público esta quarta-feira

A Igreja de Santo António, em Lagos, que foi encerrada ao público em Outubro de 2013, altura em foram detetados […]

igreja santo antónioA Igreja de Santo António, em Lagos, que foi encerrada ao público em Outubro de 2013, altura em foram detetados problemas na sua abóbada, volta esta quarta-feira, 13 de Agosto, a reabrir para visitas, ainda que de forma condicionada. No interior da igreja, monumento nacional, foi colocada uma estrutura coberta para garantir a segurança dos visitantes.

Na altura em que as visitas do público ao imóvel foram interrompidas, a Câmara de Lagos promoveu um estudo de diagnóstico que, apesar de não confirmar problemas estruturais, detetou que cerca de 50% do estuque que reveste a sua superfície se encontra descolado, podendo eventualmente verificar-se quedas de materiais.

Por uma questão de segurança, nessa altura, e tendo em conta uma decisão conjunta da autarquia e da Direção Regional de Cultura do Algarve, a igreja passou a estar fechada para visitas.

Mas agora, uma vez que a situação não tem «a gravidade que se receou inicialmente», e havendo o parecer favorável dos técnicos da autarquia, do Gabinete que tem procedido às intervenções e da DGPC – Direção Geral do Património Cultural (entidade que tutela a Igreja de Santo António, classificada como Monumento Nacional, e que o visitou no passado mês de julho), foi tomada a decisão de «reabrir o imóvel a visitas públicas, de forma condicionada, colocando-se no seu interior uma estrutura coberta para garantir a segurança dos visitantes».

A Câmara de Lagos acrescenta que está já em preparação «uma intervenção de consolidação e restauro da abóbada», a ser promovida pela Futurlagos – Empresa Local para o Desenvolvimento EM, e que «irá solucionar o problema».

«Embora a entidade gestora do imóvel da Igreja de Santo António seja o Município, foi concedida autorização à Futurlagos para promover a elaboração do projeto de reabilitação da Igreja», explica ainda a autarquia.

Igreja-Sto.-AntonioA Câmara de Lagos pede, assim, aos visitantes «que respeitem a área definida para a sua circulação e permanência, na qual se encontram garantidas as necessárias condições de segurança», pedindo desculpas pelo incómodo.

Tal como o Sul Informação noticiou em Abril passado, o diagnóstico do estado da Igreja de Santo António envolveu técnicos do município de Lagos (nomeadamente o arquiteto Frederico Paula, da empresa municipal Futurlagos), técnicos da Direção Regional de Cultura, de empresas especializadas, como a OZ Diagnóstico e a STAP, e ainda da Universidade do Algarve.

Utilizou ainda tecnologias e métodos provavelmente nunca antes usados na região para avaliar o estado de um monumento, como endoscopias à abóbada. Foi também registada em fotografia e vídeo toda a abóbada pintada, as talhas, o telhado e outras estruturas do edifício situado no centro histórico de Lagos, paredes-meias com o Museu Municipal.

O resultado do diagnóstico, apresentado numa sessão pública em Lagos, foi que, de facto, apesar de a situação da secular igreja não ser tão grave como se chegou a temer, foi uma atitude avisada encerrar o monumento às visitas dos turistas, sendo agora urgente fazer obras.

Em Abril, essas obras, estavam avaliadas em 150 mil euros, uma verba que a Câmara de Lagos, proprietária do imóvel classificado, não tem, como disse o vice-presidente Hugo Pereira, em declarações ao Sul Informação.

 

 

Comentários

pub