Feira da Dieta Mediterrânica volta a Tavira com força redobrada

A Feira da Dieta Mediterrânica volta a Tavira entre os dias 5 e 7 de setembro, desta vez com força […]

Dieta MediterranicaA Feira da Dieta Mediterrânica volta a Tavira entre os dias 5 e 7 de setembro, desta vez com força redobrada. Menos de um ano depois do reconhecimento da Dieta Mediterrânica portuguesa como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, Tavira, a comunidade representativa de Portugal na candidatura vencedora, volta a promover uma Feira que celebra esta herança cultural e aglutina à sua volta cada vez mais entidades, quase o dobro das que se fizeram representar há um ano, que vão permitir dar um salto significativo na dimensão e qualidade do certame.

O programa da feira irá coroar uma semana de atividades, a Semana da Dieta Mediterrânica, que decorre de 1 a 7 de setembro. Gastronomia, produção agrícola, cultura, animação, colóquios e divulgação institucional cabem no extenso cardápio de atividades propostas.

O evento foi apresentado esta quarta-feira, numa sessão que juntou as muitas entidades que colaboram na organização da Feira: Câmara de Tavira, Região de Turismo do Algarve, CCDR do Algarve, Direção Regional de Agricultura, Associação In Loco e a Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA. O (inusitado) nível de colaboração que tem sido conseguido, tendo como motor a candidatura tavirense à UNESCO, foi, de resto, um dos pontos mais focados pelos responsáveis que intervieram no encontro com a imprensa.

Neste segundo ano de Feira, que acontece no «ano zero» da Dieta Mediterrânica portuguesa como Património da Humanidade, o número de entidades envolvidas passa das 70 de 2013 para cerca de 120. Entre elas estarão representações de outros países que integram a candidatura transnacional que Portugal passou a integrar a 4 de dezembro de 2013, nomeadamente Grécia e Marrocos.

Jorge Botelho: “A nossa brochura é concentrada e tem letra pequena, mas isso é um sintoma da vontade de muitos em fazer coisas e associar-se a nós”

Como seria de esperar, o grande aumento de expositores fez crescer o programa, de tal forma que «é possível passar os três dias na feira sempre a participar em atividades», ilustrou o presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho, à margem da sessão.

Um bom exemplo são as Escolas de Hotelaria e Turismo da região, que vão partilhar um espaço e proporcionar «22 horas de atividades», entre aulas de culinária, demonstrações gastronómicas e outros. «Seguindo o programa, verificaremos que temos o dia cheio. Se começarmos de manhã, podemos continuar todo o dia. Temos a mostra culinária, depois passamos para o colóquio, depois passamos à música e ao cantinho onde está a acontecer qualquer coisa. É um convite para passar três dias a viver Tavira, a viver qualidade de vida e este clima de experiências que aqui está instalado e que nós estamos a construir», exemplificou Botelho.

Estar a descrever o programa completo torna-se, de resto, uma tarefa difícil, dada a sua extensão. «O programa é muito rico e difícil de sintetizar. Tivemos um crescimento maior do que esperávamos», revelou o chefe da Divisão de Cultura, Património e Museus da autarquia tavirense Jorge Queiroz. «A nossa brochura é concentrada e tem letra pequena, mas isso é um sintoma da vontade de muitos em fazer coisas e associar-se a nós», acrescentou Jorge Botelho, a rir.

Apresentação II Feira da Dieta MediterrânicaDa parte da organização, o destaque vai para algumas das novidades e melhorias que foram feitas, em relação ao ano passado e para alguns dos nomes que irão compor o cartaz musical.

Desde logo, a passagem «para o outro lado do rio», dado aumento dos expositores. Outra inovação é a associação de restaurantes da cidade ao evento, que irão propor menus temáticos ao longo de mais de uma semana, mais precisamente de 30 de agosto a 7 de setembro.

«Também teremos um programa de animação muito rico. Na música, estarão cá os Vá-de-Viró, Celina da Piedade, Luísa Amaro, que foi companheira de Carlos Paredes, e apresentará o projeto Argus, que junta uma cantora cipriota e um músico italiano, Júlio Pereira e Rão Kyao com Eduardo Ramos. Também teremos cante alentejano, bem como dança e teatro», revelou Jorge Queiroz.

Outros pontos que destaca do programa são os espaços de promoção da atividade física e a zona dedicada às crianças, uma inovação em relação ao primeiro ano de Feira. «A saúde estará representada em força, este ano. Vão estar presentes dietistas, nutricionistas, a Federação Portuguesa de Cardiologia e todas as faculdades da Universidade do Algarve», acrescentou Jorge Queiroz, que salientou que a UAlg irá contar «com três stands», mais dois que em 2013.

 

Conheça aqui o programa e aqui também.

 

 

 

Comentários

pub