Farcume traz a Faro curtas-metragens de todo o mundo até sábado

O Festival de Curtas de Faro Farcume começa já esta quarta-feira e trará à capital algarvia, até sábado, cinema vindo […]

Farcume_3_Faro 1540O Festival de Curtas de Faro Farcume começa já esta quarta-feira e trará à capital algarvia, até sábado, cinema vindo dos quatro cantos do mundo. Ao longo de quatro dias, serão exibidos na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, no Largo de São Francisco, 200 filmes, que proporcionarão ao público mais de 20 horas de cinema.

A festa de lançamento da quarta edição do festival está agendada para as 18 horas de hoje, seguindo a sessão de abertura, às 21 horas. Às 21h10, começam as sessões em três espaços: No pátio exterior serão exibidos os filmes da categoria Ficção, o anfiteatro da EHTA acolhe as curtas das categorias Animação e Documentário, enquanto os filmes das categorias Cinema do Mundo e Videoclips podem ser vistos numa sala da instituição.

Espaços que acolherão sessões em paralelo, pelo que o melhor é dar uma vista de olhos ao vasto programa, para escolher quais os filmes a ver. E a tarefa não será fácil, dado o elevado número de propostas, um reflexo das 2114 candidaturas, vindas de 87 países que a associação «Faro 1540», que organiza o festival, recebeu em 2014.

Depois de uma escolha demorada e difícil, chegou-se a uma seleção que inclui «curtas-metragens nacionais e estrangeiras, muitas delas sendo estreias em Portugal e outras premiadas em reputados e conhecidos festivais de cinema que ocorrem em Portugal e no estrangeiro», entre os quais filmes que fazem parte da lista da mostra de curtas de Cannes, segundo o presidente da Faro 1540 Bruno Lage.

Para Bruno Lage, a adesão em grandes números de realizadores dos cinco continentes é «um sinal da internacionalização do festival». De resto, a criação da nova categoria «Cinema do Mundo» visa, precisamente, marcar este traço cada vez mais evidente do Farcume.

Basta dizer que a maioria das candidaturas recebidas pela organização do Farcume veio de além-fronteiras. As propostas chegaram de diversos países europeus e de todo o continente americano, mas também «de terras mais distantes, como o Irão, India, Palestina, Israel, Coreia do Sul, Coreia do Norte, China, Japão, Tanzânia, Paquistão, Iraque, Austrália e Nova Zelândia».

Como é habitual, serão escolhidas as melhores curtas-metragens das diferentes categorias e «o público presente nas diferentes sessões terá a oportunidade de votar nas suas curtas favoritas».

Além de cinema, o Farcume também se assume, desde a primeira edição, como um espaço de partilha. Desta forma, todos são convidados a participar nos convívios pós-sessões, a partir da meia noite e meia. Esta noite e na sexta-feira, o convívio acontece no Bar Varandas, na quinta e no sábado serão «Os Artistas» a acolher a festa.

Comentários

pub