Deputados e autarcas de vários partidos unem-se ao protesto dos profissionais de saúde

Deputados de vários partidos, incluindo PSD e CDS-PP, o coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo, os presidentes de dez […]

Hospital de FaroDeputados de vários partidos, incluindo PSD e CDS-PP, o coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo, os presidentes de dez câmaras do Algarve, de três forças partidárias diferentes, e várias comissões de utentes vão estar presentes numa Tribuna Pública convocada pelos profissionais de saúde do Algarve, para as 17 horas, no Largo do Carmo, em Faro.

Enfermeiros, auxiliares e administrativos das unidades de saúde do Algarve começaram uma greve de 24 horas à meia-noite e convocaram esta ação, frente à sede da Administração Regional de Saúde do Algarve, com o objetivo de alargar o seu protesto à sociedade em geral.

Os médicos, que também anunciaram que se iam juntar à paralisação, não estão em greve, por o pré-aviso não ter sido entregue atempadamente pela Federação Nacional, segundo noticiou a Antena 1, mas dizem estar «solidários» com o protesto.

A adesão da sociedade algarvia, tendo em conta as presenças já confirmadas, é um objetivo que será atingido. Ao nível de deputados, a confirmação da presença já foi dada por Artur Rego (CDS), Cristóvão Norte (PSD), João Semedo (BE), Miguel Freitas (PS), revelaram os sindicatos que convocaram a greve e a Tribuna Pública. O deputado da CDU eleito pelo Algarve Paulo Sá será representado pelo dirigente do PCP/Algarve Vasco Cardoso.

Também os presidentes de Câmara estarão presentes, em força. Alcoutim (PS), Castro Marim (PSD), Lagoa (PS), Lagos (PS), Loulé (PS), Portimão (PS), São Brás de Alportel (PS), Silves (PCP), Tavira (PS) e Vila do Bispo (PS) vão ser representados pelos líderes dos respetivos executivos.

Representantes sindicais dos profissionais de saúde do AlgarveAo mesmo tempo, haverá representantes dos utentes, através da Comissão de Utentes do SNS núcleo de Portimão, do Movimento de Cidadãos Pela Defesa dos Serviços Públicos do Algarve e do «SOS Oncológico».

A estes juntam-se representantes das Ordens dos Médicos e Enfermeiros, bem como a historiadora e investigadora Raquel Varela.

A Tribuna Pública está a ser organizada pelos sindicatos dos Enfermeiros Portugueses, dos Médicos da Zona Sul, dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e pela União de Sindicatos do Algarve, os mesmos que convocaram a greve que está agora a decorrer.

«Todos os profissionais de saúde do Algarve estão envolvidos nesta luta: Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Higienistas Orais, Estomatologistas, Farmacêuticos e Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de todas as áreas de intervenção (análises clínicas, anatomia patológica, dietética, farmácia, fisioterapia, medicina nuclear, neurofisiologia, ortoprotesia, ortóptica, prótese dentária, radiologia, radioterapia, saúde ambiental, terapia da fala, terapia ocupacional e cardiopneumologia)», descreveram estas estruturas sindicais, numa nota de imprensa conjunta, enviada ontem às redações.

Ao nível de enfermeiros, números do sindicato apontam para adesões na ordem dos 85 por cento nos hospitais de Faro e Portimão e de 100 por cento no de Lagos.

 

Comentários

pub