Cordoama recebe Circuito de Surf do Algarve no dia 29

A Praia da Cordoama, no concelho de Vila do Bispo, é o prime spot escolhido para a 4ª Etapa (última) […]

miguel mouzinhoA Praia da Cordoama, no concelho de Vila do Bispo, é o prime spot escolhido para a 4ª Etapa (última) do Circuito de Surf do Algarve 2014, agendada para os dias 29 e 30 deste mês de Agosto.

A prova é organizada pelo Algarve Surf Clube, com os apoios da Federação Portuguesa de Surf, Municípios de Lagos e de Vila do Bispo, Vazva, Algarve Surf School e restaurante The Hangout. A etapa vai decidir os campeões do circuito em todas as categorias.

Depois de uma paragem de seis meses, o CSA2014 vai voltar à água. O Algarve Surf Clube optou por realizar a 4ª Etapa na Cordoama e tem como primeiras alternativas as praias da Mareta e da Ponta Ruiva, também no concelho de Vila do Bispo. A Praia da Cordoama recebeu uma das etapas do CSA2013 e é conhecida pela consistência da sua ondulação.

A etapa estava inicialmente prevista para a Praia do Amado, no concelho de Aljezur, que é agora terceira alternativa, dependendo das condições no dia da prova. A mudança poderá estar relacionada com a etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014 que se disputa na semana seguinte, no Amado.

Para os jovens competidores algarvios, a 4ª Etapa CSA2014 será uma boa oportunidade de treino para a etapa algarvia do Esperanças 2014.

A 4ª Etapa CSA2014 vai ser disputada numa sexta-feira e num sábado, dias 29 e 30 de Agosto, estando prevista uma festa da Vazva no restaurante Hangout, sexta-feira, e uma gala de entrega de prémios no Hotel Memmo Baleeira, em Sagres, ao princípio da noite de sábado.

A etapa vai ser disputada nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Open, Feminino e Longboard. O Algarve Surf Clube incluiu uma nova categoria não-oficial, Sub-8, com prémios para todos os participantes.

Inscrições para a prova devem ser feitas para o email [email protected], até ao dia 27 de Agosto.

 

Títulos em aberto

praia da cordoamaGuilherme Ribeiro (Costa de Caparica) venceu as 3 etapas CSA2014 na categoria Sub-14 mas precisa de pontuar na 4ª Etapa face à distância de 550 pontos que o separa do 2º classificado nesta categoria, Bruno Gregório (Quarteira).

Campeão Sub-12 e Sub-14 do CSA2013, Guilherme Ribeiro também venceu as duas etapas Sub-12 do CSA2014 (esta categoria não foi para a água na 1ª Etapa devido à força do mar em Faro).

O surfista da Caparica também precisa de pontuar em Vila do Bispo para os Sub-12, sob pena de deixar escapar o título para Diogo Pereira (Portimão) ou André Dias (Faro). Em síntese, Guilherme Ribeiro precisa quase apenas de não faltar à última etapa, para revalidar os seus dois títulos algarvios. De acordo com o Algarve Surf Clube, o jovem atleta da Caparica já confirmou presença na prova.

Em todas as restantes categorias, as lutas pelos títulos estão renhidas, o que promete bom espectáculo para a derradeira etapa CSA2014.

Na categoria Open, o campeão CSA2013, Francisco Cabelas (Portimão), está na luta pela revalidação do título, mas o ranking é liderado por Miguel Mouzinho (Lagos), tetracampeão CSA (2009 a 2012) e vencedor da 3ª Etapa CSA2014, em Portimão.

Marlon Lipke (Lagos) é terceiro no ranking, a 600 pontos do líder porque faltou à 3ª Etapa, depois de ter ganho a 2ª Etapa (Quarteira/Vilamoura) e de ter ficado em segundo, atrás do pro surfer José Ferreira, na 1ª Etapa, em Faro.

O calendário internacional deverá impedir Marlon de competir em Vila do Bispo, uma vez que o surfista algarvio está inscrito no evento prime da ASP que se inicia no dia 2 de Setembro, nos Açores. Marlon Lipke está a realizar este ano uma forte campanha internacional nos mais importantes torneios da Qualification Series da ASP e ocupa o 53º posto no ranking mundial.

A competição no Open na Cordoama pode tornar-se num verdadeiro espetáculo de surf caso reúna ainda outros top surfers algarvios, como os irmãos Guichard, Pedro Alcobia, Alex Botelho, João Gonçalo Serafim ou Paulo Almeida, sem esquecer os young guns Francisco Duarte e ‘Martim’ Magalhães.

A este elenco de luxo podem juntar-se outros surfistas profissionais, casos de Eduardo Fernandes e Pedro Henrique, que já participaram neste circuito, ou outra estrela surpresa, como foi o caso de José Ferreira em Faro e de Filipe Jervis em Vilamoura.

António Silveira (Portimão), Gaspar Teixeira (Costa de Caparica), António Dionísio (Portimão) e Tomás Ribeiro (Costa de Caparica) são os protagonistas da luta pelo título em Sub-16, a categoria mais renhida no CSA2014.

Na categoria Feminino, o título vai ser decidido entre Yolanda Hopkins (campeã 2013), Nádia Reis (Portimão) e Inês Martins (Faro).

No Longboard, os amigos farenses Manuel Mestre (Necas) e Luís Esteves (campeão 2013) vão discutir o título, com o alentejano Nuno Correia ainda em posição de causar surpresa.

Argumentos não faltam, para marcar os dias na agenda e assistir na praia à derradeira etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014, com a possibilidade de ver em ação alguns dos melhores surfistas nacionais. A não perder! Recorde-se que o CSA é este ano controlado pela FPS, no âmbito do projeto federativo de transformar o circuito algarvio no circuito regional do Sul, abrangendo também toda a costa alentejana.

 

Fotos de: Paulo Marcelino

 

 

Comentários

pub