CCDRA mostra na FATACIL como se investe no Algarve o dinheiro da União Europeia

São quatro dias para mostrar como se tem investido, no Algarve, o dinheiro dos diferentes fundos da União Europeia, canalizados […]

ccdralgarve na FATACILSão quatro dias para mostrar como se tem investido, no Algarve, o dinheiro dos diferentes fundos da União Europeia, canalizados para a região sobretudo através do Programa Operacional Algarve21. A iniciativa é da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), gestora dos fundos comunitários, e tem como palco o pavilhão deste organismo na FATACIL, em Lagoa.

A partir deste domingo (17 de Agosto) e até quarta-feira (20), numa parceria entre a CCDRA, o jornal Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve (RUA FM), entre as 19 e as 20 horas, haverá um programa de entrevistas e passatempos, que será transmitido radiofonicamente em direto a partir da feira e reportado depois aqui no seu jornal. Mas, quem estiver na FATACIL, poderá assistir ao vivo e até participar, pelo menos hoje, dia que será dedicado a passatempos e brincadeiras sobre a Europa.

Assim, este domingo, dia 17, haverá passatempos dirigidos a jovens sobre a Rota dos Mares da Europa, dinamizados pelo Centro Europe Direct Algarve.

Em destaque nos passatempos, dirigidos em especial aos jovens entre os 6 e os 16 anos, estarão em destaque temas como a Bandeira Azul, a Política Europeia para o Mar, as espécies de peixe mais pescadas e tradicionais, como a sardinha e a cavala.

Como não podia deixar de ser, haverá prémios aliciantes, que passam, por exemplo, por um voucher para uma aula de surf, oferecido pelo Clube de Surf de Faro, a ser usado na Praia de Faro ou em Sagres. Mas há mais surpresas!

DescubriterAmanhã, segunda-feira, dia 18, estará em foco a cooperação transfronteiriça e um projeto turístico sobre os Descobrimentos, que une Algarve e Andaluzia, o Descubriter. Para falar sobre estes temas, no stand da CCDRA na FATACIL estarão convidados especiais, que serão entrevistados em direto na RUA FM, pelos jornalistas Elisabete Rodrigues e Pedro Duarte.

Na terça-feira, dia 19, a hora de emissão radiofónica em direto (das 19 às 20 horas) terá como temas a Dieta Mediterrânica enquanto modo de vida e os novos produtos do TASA, projeto ligado ao artesanato que combina tradição com inovação.

Na quarta-feira, dia 20, o grande destaque serão os resultados do Programa Operacional Algarve21. O que é este PO? O que apoiou? Que balanço pode ser feito? Estes serão alguns dos temas debatidos em mais uma hora de conversa em direto na RUA FM, a partir do stand da CCDRA na FATACIL (e que depois será alvo de um artigo aqui no Sul Informação).

po algarve21O PO Algarve21 «está com excelente execução. Trata-se do segundo melhor programa operacional em termos de execução de incentivos», sublinha uma fonte da CCDRA. É sobre tudo isso que se irá falar em direto.

Segundo os dados oficiais, no dia 31 de Julho, encontravam-se aprovados pelo PO Algarve 21 projetos, com um volume de investimento elegível superior a 410,4 milhões de euros, a que corresponde um apoio financeiro comunitário de 207,9 milhões.

Ao longo de quatro dias, em direto a partir da FATACIL, os temas ligados à Europa estarão em foco. Quem quiser saber o que tem o Algarve ganho nos últimos anos, apenas tem que se dirigir ao stand da CCDRA, ouvir a RUA FM, ou acompanhar aqui no Sul Informação.

Comentários

pub