Compositores da Europa Latina inspiram novo ciclo de Música Antiga no Barlavento

A música de outros séculos volta a ecoar nos concelhos de Vila do Bispo, Portimão e Lagos nos fins-de-semana de […]

Cartaz III Sons Antigos a Sul 2014A música de outros séculos volta a ecoar nos concelhos de Vila do Bispo, Portimão e Lagos nos fins-de-semana de agosto. A 3ª edição do Ciclo de Música Antiga «Sons Antigos a Sul» já começou e irá focar, em 2014 «os grandes centros musicais da Europa latina», uma viagem que começa em Itália e acaba em Portugal.

Com este ciclo, a Academia de Música de Lagos procura dar a conhecer no Barlavento algarvio «algumas sonoridades de outros tempos», nomeadamente na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe [Vila do Bispo],na Casa Manuel Teixeira Gomes [Portimão] e no Armazém Regimental de Lagos. Os concertos acontecem às sextas (17 horas), sábados (21h30) e domingos (22 horas), respetivamente.

Os cinco ensembles profissionais nacionais e internacionais que irão protagonizar os espetáculos, noutros tantos fins de semana, darão a conhecer instrumentos musicais como o cravo, clavisimbalum, canto antigo, traverso, flauta de bisel, violino barroco, violoncelo barroco, viola da gamba, alaúde e teorba, embarcando em cinco viagens históricas ao renascimento, barroco e pré-classico europeu.

O festival, com direção artística da cravista Elsa Mathei, inicia com Monteverdi, «músico revolucionário que marcou a transição da Renascença para o Barroco», e termina com música portuguesa para traverso do tempo de D. Maria I (1734 – 1816).

O Renascimento Português marca a sua posição com “El Lusitano”, programa dedicado à figura de D. Sebastião, na transição do Portugal de Avis (1385 -1580) para o Portugal Filipino (1580 a 1640).

Este evento é realizado no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes e Espectáculos, estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes / Secretário de Estado da Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, Câmara Municipal de Portimão, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Direcção de História e Cultura Militar do Exército Português e Caixa Geral de Depósitos.

 

Concertos:

Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe– Raposeira-Vila do Bispo
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Agosto às 17 horas

Casa Manuel Teixeira Gomes-Portimão
Dias 2, 9, 16, 23, 30 de Agosto às 21h30

Armazém Regimental de Lagos
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de Agosto às 22 horas

Comentários

pub