Seleções universitárias de Futsal treinam em Faro a sonhar com a final do Mundial

São jovens, andam em universidades de todo o país e vão representar Portugal ao mais alto nível, a partir dia […]

Treino da Seleção Universitária de Futsal masculina em Faro_1São jovens, andam em universidades de todo o país e vão representar Portugal ao mais alto nível, a partir dia 13, em Espanha.

As seleções universitárias de Futsal feminino e masculino estão desde segunda-feira em Faro a preparar a sua participação no Campeonato do Mundo Universitário da modalidade, em Málaga, com o passado a permitir sonhar com uma presença na final.

Ambas as seleções são orientadas por Jorge Braz, o responsável pela seleção A desta modalidade, que também é, por inerência, o selecionador das equipas nacionais universitárias.

O selecionador desvaloriza a questão da classificação final no Mundial que está prestes a começar, na localidade de Antequera, pondo o enfâse numa boa prestação, mas assume que o objetivo é «chegar o mais longe possível».

«Temos já uma tradição enorme nos mundiais universitários. O objetivo principal é dignificar ao máximo a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). A parceria entre a FADU e a FPF para o desenvolvimento do Futsal, já dura há muito tempo, é profícua e tem dado bons resultados no campo da formação», ilustrou Jorge Braz ao Sul Informação.

Jorge Braz: “Temos mais de 30 atletas que chegaram à seleção A que começaram o seu percurso nas seleções universitárias”

«Do ponto de vista competitivo, iremos tentar ir o mais longe possível. Da última vez, fomos os terceiros classificados. Não estamos muito preocupados com a questão da classificação. Queremos fazer uma boa prestação, mas, essencialmente, dar uma boa imagem do futsal universitário português», acrescentou o selecionador nacional.

Para muitos dos jogadores do grupo, esta «será a primeira experiência a nível internacional», algo que ajuda no processo de maturação destes jovens.

Uma aposta para o futuro, já que muitos internacionais A de Portugal passaram pelo desporto universitário e alguns destes jovens podem seguir o mesmo caminho.

Treino da Seleção Universitária de Futsal masculina em Faro_3«O meio universitário é um espaço de excelência para o futsal. Temos mais de 30 atletas que chegaram à seleção A que começaram o seu percurso nas seleções universitárias. Portanto, isto quer dizer alguma coisa. Nestas seleções, temos vários internacionais sub-21 e atletas que podem aspirar a estar na seleção A», revelou.

Estas “estrelas” em potência têm estado a evoluir um pouco mais em Faro, onde a FADU e a FPF encontraram «excelentes condições», proporcionadas pela autarquia farense e pela Universidade do Algarve.

«Escolhemos Faro por duas razões. Desde logo, pela proximidade a Málaga, também em termos de temperatura e calor. E, depois, as excelentes condições que nos proporcionaram: um pavilhão fabuloso, a proximidade às residências universitárias [onde os atletas estão alojados] e a simpatia com que fomos recebidos na UAlg pelo administrador dos Serviços de Ação Social, que nos disponibilizou todos os recursos», disse Jorge Braz.

Comentários

pub