REFER conclui automatização de sete passagens de nível nos concelhos de Faro e Olhão

Os trabalhos de automatização, mediante instalação de sinalização e meias barreiras, de sete passagens de nível (PN) na Linha do […]

comboios_2Os trabalhos de automatização, mediante instalação de sinalização e meias barreiras, de sete passagens de nível (PN) na Linha do Algarve, nos concelhos de Faro e Olhão, foram concluídos no dia 23 de julho, anunciou hoje a REFER.

A entrada em funcionamento dos sistemas automáticos das diferentes PN decorreu desde 17 de abril.

Foi também concluída a automatização de uma passagem de nível na Linha do Minho, concelho de Valença.

As obras, que representam um investimento na ordem dos 883 mil euros, foram adjudicadas à empresa EFACEC – Engenharia e Sistemas SA, tendo a gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos sido assegurada por meios internos da REFER.

Além das automatizações agora concluídas, a REFER tem em curso idêntica intervenção num conjunto de 12 PN nas linhas do Minho, Oeste e Alentejo, com um investimento associado de cerca de 1,7 milhões de euros.

Até ao final do ano, serão ainda automatizadas duas PN na Linha da Beira Alta, duas na Linha de Vendas Novas e uma outra, pedonal, na Linha do Algarve, junto à Doca de Faro.

Estas ações inscrevem-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a REFER tem em curso desde 1999, e que permitiu suprimir mais de 65% das PN existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem, com um investimento global na ordem dos 350 milhões de euros, tendo em vista a redução do número de acidentes e vítimas nestes atravessamentos.

 

Comentários

pub