Pescador morreu em Sagres após «rápida» evacuação médica de barco de pesca

Um pescador faleceu esta manhã, depois de ter sido evacuado, de emergência, da embarcação de pesca «Branca de Sagres» pela […]

P1154-A_Um pescador faleceu esta manhã, depois de ter sido evacuado, de emergência, da embarcação de pesca «Branca de Sagres» pela Marinha Portuguesa. O homem de 65 anos «apresentava fortes dores no peito» e «apesar da rápida resposta prestada pelo NRP Hidra», uma lancha de fiscalização, não sobreviveu. Na altura do alerta, o barco de pesca navegava 20 quilómetros a noroeste do Cabo de São Vicente.

Depois da avaliação do médico do INEM foi recomendada a evacuação do homem, «para um diagnóstico mais diferenciado». «Foi empenhado o NRP Hidra que se encontrava a realizar ações de fiscalização marítima nas proximidades do incidente. O pescador foi evacuado, inconsciente, às 11h52, tendo sido realizadas manobras de reanimação pelos socorristas da lancha de fiscalização, durante o trajeto até ao porto da Baleeira onde se encontrava à espera uma ambulância do INEM apoiada pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER)», descreveu a Marinha, no seu site.

Um esforço que acabou por não produzir efeitos, já que o homem de 65 anos acabou por não resistir, tendo o óbito sido declarado «pelas 13h20, no cais do porto da Baleeira». O corpo do pescador foi posteriormente encaminhado para a morgue do Hospital de Portimão.

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar).

Comentários

pub