Parceria Público-Privada da Via do Infante foi renegociada para poupar milhões ao Estado

As parcerias público-privadas (PPP) da Via do Infante/A22, no Algarve, e da A28, no Norte, foram renegociadas, esperando o Estado […]

portagens-via-do-infanteAs parcerias público-privadas (PPP) da Via do Infante/A22, no Algarve, e da A28, no Norte, foram renegociadas, esperando o Estado poupar 178 milhões de euros até ao final dos respetivos contratos, anunciou hoje o secretário de Estado dos Transportes Sérgio Lemos.

Só este ano, graças ao acordo que hoje ficou concluído com a Euroscut, empresa que tem a concessão da Via do Infante e da A28, o Estado deverá poupar 14,5 milhões de euros, acrescentou o governante, citado pela rádio Antena1.

No total, com as renegociações de PPP já concluídas, deverá ser poupado um total de 314 milhões de euros. No entanto, Sérgio Lemos alertou que falta ainda a aprovação destas renegociações por parte do Banco Europeu de Investimentos e de outras instituições financeiras, para que os acordos se tornem efetivos.

«O BEI e bancos comerciais estão para aprovar todo este pacote negocial a que o Estado, as concessionárias e os seus acionistas já chegaram, nalguns casos em agosto de 2013, noutros casos hoje mesmo», disse o secretário de Estado dos Transportes.

O governante disse esperar que «possamos obter dos bancos e das instituições financeiras rapidamente esse acordo para consolidarmos essas poupanças orçamentais».

A Via do Infante, construída como via rápida gratuita mas mais tarde rebatizada como A22, foi atribuída como concessão à Euroscut Algarve, tendo passado a ser paga desde há dois anos.

A A28, que liga o Porto e Vilar de Mouros, foi concessionada à então Euroscut Norte (atual Auto-Estradas do Norte Litoral) e passou a regime SCUT, apesar de não ter sido construída nesse regime.

 

 

Comentários

pub