O Comboio Presidencial apitou, a caminho de Faro

Há 125 anos, a chegada do comboio ao Algarve foi um acontecimento que gerou natural entusiasmo. E, aparentemente, o passar […]

Viagem do Comboio Presidencial_1Há 125 anos, a chegada do comboio ao Algarve foi um acontecimento que gerou natural entusiasmo. E, aparentemente, o passar do tempo não esfriou os ânimos, quer dos que tiveram a oportunidade de viajar no renovado Comboio Presidencial, quer dos que, ao longo do caminho, escolheram lugares estratégicos para o fotografar.

O Museu Municipal de Faro lançou a ideia e a Fundação Museu Nacional Ferroviário juntou-se às Câmaras de Faro e Vila Real de Santo António para assinalar a data, com uma viagem entre as duas cidades. A histórica composição já havia feito viagem de Norte a Sul do País, mas só agora percorreu, pela primeira vez, a Linha do Algarve.

Entre os passageiros que saíram, à hora marcada, da estação de Vila Real de Santo António estavam alguns presidentes – como impunha o nome do comboio – e representantes de diversas entidades, jornalistas, elementos da Fundação Museu Nacional Ferroviário e da CP, mas também alguns “sortudos”, que ganharam um dos bilhetes destinados aos que não quiseram perder esta experiência. Em alguns casos, esta oportunidade serviu para realizar um sonho.

Nadine Conchinha é aluna da Universidade do Algarve, mas nasceu e cresceu no Entroncamento, onde «tudo anda à volta dos comboios». «Assim que soube que existia esta oportunidade, quis logo participar. Eu sabia que o comboio estava ser restaurado, lá em cima. Não tive a oportunidade de participar na primeira viagem, a Famalicão e, assim que houve cá, aproveitei», contou.

Nadine ConchinhaNão foi preciso insistir muito para esta passageira do Comboio Presidencial revelar que é uma adepta de comboios, uma verdadeira “trainspotter”, como muitos que foi possível ver ao longo da viagem, que esperavam a sua passagem.

«Alguns são vizinhos meus, lá do Entroncamento, que, tal como eu, são apaixonados por comboios. O que fazem é acompanhar a evolução dos Caminhos de Ferro de Portugal e fotografam tudo o que podem e partilham. Fotografam desde comboios internacionais que venham cá até comboios portugueses que sejam restaurados», revelou.

Tendo isto em conta, Nadine Conchinha não poderia estar mais feliz. «Está a superar em muito as minhas expetativas. É fascinante este comboio! É fascinante a qualidade com que ele ficou depois de restaurado, tudo o que nós estamos a aprender. É absolutamente extraordinário», disse, visivelmente entusiasmada, a jovem universitária.

 

Comboio centenário foi recuperado entre 2009 e 2013

Restauro Comboio Presidencial_Foto FMNF«Este é um projeto que começou em 2009. O restauro terminou no ano passado. Fizemos a inauguração em dezembro e, depois, algumas viagens promocionais pelo país e vimos agora ao Algarve, para fazer toda a cobertura nacional», explicou a gestora do projeto Comboio Presidencial Maria José Teixeira, composição que esteve originalmente ativa entre 1910 e 1970.

«Fomos desafiados pelo Museu Municipal de Faro (MMF) a trazer cá o comboio e acolhemos imediatamente a ideia. Entretanto, também começámos a trabalhar com a Câmara de VRSA. Devo dizer que ambas as autarquias têm sido incansáveis no apoio que têm dado a esta iniciativa», acrescentou.

«Esta data tem uma importância fundamental, na nossa história. O Algarve estava, de certa forma, isolado do resto do País. As acessibilidades e mobilidade reduzia-se, quase exclusivamente, a vias marítimas, já que as terrestres eram bastantes rudimentares. Como o comboio já circulava pelo resto do país, o Algarve ficou mais próximo de outros centros urbanos importantes. Como se dizia na altura: o progresso chegou a Faro», explicou, por seu lado, o diretor do MMF Marco Lopes.

Exposição 125 anos ferrovia no Algarve Museu de Faro«O ponto principal do cartaz é a viagem do Comboio Presidencial, que é bom frisar que não foi o que fez a viagem inaugural há 125 anos, é posterior. De qualquer das formas, como houve um trabalho de restauro e por ser um comboio emblemático, quisemos aproveitar para o trazer para o Algarve», acrescentou.

Esta viagem foi apenas o início de um programa mais vasto, de celebração deste acontecimento. «Vamos ter a inauguração de uma exposição que o Museu já está a preparar há algum tempo e quer se vai dedicar aos 125 anos da chegada da ferrovia, as peripécias da chegada do comboio ao Algarve, o património ferroviário e os profissionais», disse

A exposição estará patente até agosto de 2016, essencialmente, para dar a oportunidade de conhecer a mostra «às escolas e outro tipo de públicos, que não poderá estar presente até final do ano».

 

Passeios turísticos estão na agenda do Museu Nacional Ferroviário

Viagem do Comboio Presidencial_2O Comboio Presidencial é património, mas também será um instrumento ao serviço da economia. «Portugal era um dos poucos países na Europa – e do Mundo – que não tinha um comboio patrimonial apto a circular em toda a linha férrea nacional. Com este comboio, estamos prontos a providenciar esse novo serviço turístico», revelou Maria José Teixeira.

«Estamos a trabalhar num modelo de negócios e temos em cima da mesa um conjunto dos operadores turísticos que estão interessados em explorar o comboio. Nós somos o Museu Ferroviário e não é essa a nossa área, a turística. Queremos um parceiro e equilibrar a questão patrimonial com a criação de valor económico», explicou.

Maria José Teixeira acredita que em 2015 a estrutura «estará toda montada» e que o comboio «estará apto e vai circular por todo o país». Apesar de ontem ter sido puxada por uma locomotiva moderna, a composição histórica tem uma locomotiva a vapor funcional, ainda que a sua utilização esteja sempre condicionada pela existência de pontos de água que a permitam reabastecer com regularidade.

«Estou certa que este comboio irá regressar ao Algarve. E devo dizer que os ingleses têm uma paixão enorme pela ferrovia e há muitos residentes ingleses aqui na região. Por isso, nem pensar deixar o Algarve de fora», disse, a rir, a coordenadora do projeto Comboio Presidencial.

Quem não quer perder esse comboio é a Câmara de Faro. «Estamos a trabalhar nesse sentido. Estamos a apostar muito no Turismo, em Faro, com novos eventos, novas condições. É uma atividade com que Faro nunca se preocupou muito, mas hoje temos uma nova dinâmica na Uma alusão ao passado no Comboio Presidencialcidade, com vários hostels, que abriram nos últimos dois anos e ainda vão abrir mais. Temos muito mais movimento», disse o edil farense Rogério Bacalhau. «Queremos que as pessoas venham ter connosco, que nos visitem e nos levem na memória. Isso é que é importante», concluiu.

Durante a viagem, o autarca não escondeu a surpresa com vários pormenores do Comboio Presidencial. Aliás, após ter dado uma primeira volta, de exploração, serviu de “guia” a outros passageiros, para mostrar algumas das pérolas que descobriu, como os lavatórios, a cozinha ou os adereços que tornam a experiência de fazer uma viagem nesta composição bem diferente.

 

As entrevistas reproduzidas nesta peça foram realizadas pelo Sul Informação em parceria com a Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

Comentários

pub