Nova “vida” do TASA promove a criação de 15 novos produtos de artesanato

O projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» vai lançar-se numa nova fase e criar 15 novos produtos de artesanato, […]

Projeto TASAO projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» vai lançar-se numa nova fase e criar 15 novos produtos de artesanato, que sejam adequados aos tempos modernos e feitos segundo os saberes seculares. As primeiras experiências criativas irão decorrer em Loulé no próximo dia 12 de julho, com o tema «Na roda do oleiro» e no dia 26 com o tema «A entrançar a empreita».

Atividades que se enquadram na renovada estratégia desta iniciativa, que passa por integrar o artesanato em várias iniciativas turísticas, tais como workshops sobre artes tradicionais na lógica do turismo criativo. O património e a dieta mediterrânica são os temas inspiradores deste novo ciclo de trabalho.

Esta nova “vida” do projeto será dinamizada pela empresa de turismo responsável ProAtiveTur, que é a parceira da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve no TASA.

Os novos produtos de artesanato TASA serão criados com novas funções e imagem, conjugando técnicas de design com técnicas artesanais e envolvendo materiais tradicionais. Até ao final deste ano estarão prontos e poderão ser comercializados no mercado.

Nesta segunda fase, o projeto irá integrar novos artesãos na rede, outras técnicas tradicionais e matérias locais do Algarve, bem como da região do Alentejo e da Andaluzia.

«O envolvimento das referidas regiões, neste trabalho, enquadra-se nas atividades das ações propostas pelo Presidente da CCDR Algarve David Santos, quando assumiu as funções de Presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia. Terá igualmente a missão de incentivar o envolvimento de jovens através do trabalho com três escolas da região algarvia», anunciou a ProAtiveTur, empresa que se juntou ao TASA «para consolidar e expandir sustentadamente esta projeto reforçando o tecido socioeconómico das Áreas de Baixa Densidade do Algarve».

Comentários

pub