Nova ETAR de S. Teotónio vai finalmente avançar

O concurso para a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de S. Teotónio, num investimento de […]

José Alberto Guerreiro_1O concurso para a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de S. Teotónio, num investimento de mais de dois milhões de euros, vai ser «lançado muito em breve, provavelmente no mês que vem», disse José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, em entrevista ao Sul Informação.

O autarca recordou que «há muitos anos que S. Teotónio tem ETAR, mas as regras e as exigências ambientais de tratamento mudaram», enquanto «o aglomerado cresceu», pelo que «neste momento o tratamento já não respeita as regras comunitárias».

O edil de Odemira acrescentou que o seu Município entrou «no projeto com as Águas do Alentejo há quatro anos e, neste momento, esse investimento já era para estar concluído, como já está a ETAR de Vila Nova de Milfontes. Tínhamos a esperança de que até 2015 tudo estivesse resolvido», mas tal não aconteceu.

S TeotónioNum concelho que é o maior do país – e com uma área superior à do distrito de Viana do Castelo – garantir infraestruturas em todo o território tem sido uma das principais apostas da Câmara de Odemira.

No que diz respeito ao tratamento esgotos, José Alberto Guerreiro sublinha: «temos uma cobertura praticamente total a nível dos aglomerados com mais de 50 habitantes. Mas nos sistemas dos maiores aglomerados faz falta renovar e ampliar».

No caso da ETAR de S. Teotónio, além da sua modernização e dotação com um sistema de tratamento mais eficaz que garanta os parâmetros de efluente de acordo com as normas europeias, vai também ser promovida a relocalização da estrutura. «O aglomerado cresceu e a localização atual da ETAR não é a melhor», sublinhou o autarca.

O avanço das obras da ETAR de S. Teotónio tinha sido anunciado pelo responsável das Águas do Alentejo e pelo presidente da Câmara de Odemira durante a cerimónia de inauguração da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

«Vamos ter, em final de 2014 e em 2015, um crescimento do investimento no concelho. Esperemos que no próximo ano, por altura da FACECO, se não estiver concluída, já esteja quase pronta», disse José Alberto Guerreiro na sua entrevista ao Sul Informação.

Para já, está em fase de conjunto a primeira fase da intervenção das Águas do Alentejo, que prevê a construção de estações elevatórias, enquanto a segunda fase, a construção da ETAR, «vai ser lançada muito em breve, provavelmente no mês que vem».

 

 

Comentários

pub