Futuro do ciclismo nas Voltas de sub-23 e de cadetes

Os jovens valores do ciclismo nacional estarão em competição nos próximos dias. De amanhã até domingo, corre-se a Volta a […]

banco BIC CarmimOs jovens valores do ciclismo nacional estarão em competição nos próximos dias. De amanhã até domingo, corre-se a Volta a Portugal do Futuro, prova internacional de sub-23. De sexta a domingo, partilhando parte dos percursos com a Volta do Futuro, disputa-se a Volta a Portugal de Cadetes.

A 22ª Volta a Portugal do Futuro terá quatro etapas e um total de 585,7 quilómetros. O tiro de partida será dado já amanhã, numa ligação de 146,7 quilómetros, entre Águeda e Oliveira do Hospital. A segunda tirada levará o pelotão de Santa Maria da Feira até Arouca, através de um itinerário de 133,1 quilómetros.

A etapa rainha está marcada para sábado. Trata-se de uma viagem de 148,4 quilómetros, com início em Castelo de Paiva e final na dura subida da serra do Larouco, Montalegre. A Maia, Cidade Europeia do Desporto em 2014, vai receber em apoteose o pelotão da Volta do Futuro, no domingo, depois de percorridos 157,5 quilómetros, desde Montalegre.

Além das equipas de clube portuguesas (nomeadamente as equipas algarvias do Clube de Ciclismo de Tavira e do Louletano) e de seis equipas estrangeiras, o pelotão da Volta a Portugal do Futuro conta com uma Seleção Nacional/Liberty Seguros, formada por corredores sub-23 das equipas continentais, a quem a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu dar uma oportunidade de participar no principal evento nacional de sub-23, já que as respetivas equipas não poderão participar na prova.

Em paralelo com a Volta a Portugal do Futuro, corre-se de sexta-feira a domingo a 7.ª Volta a Portugal de Cadetes. A primeira etapa tem partida e chegada em Arouca, disputando-se ao longo de 75,9 quilómetros.

A segunda tirada é a mais difícil da competição, levando os corredores por um percurso de 63,8 quilómetros, desde Cabeceiras de Basto até Montalegre, estando a meta instalada na serra do Larouco. A viagem final começa na Póvoa de Lanhoso e termina na Maia, ao fim de 79,5 quilómetros percorridos. Estão inscritos 150 corredores.

Na 7ª Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros, o ciclista angolano Bruno Araújo junta-se ao grupo do CC Tavira composto pelos corredores Thomas Constantino, Diogo Simão, João Batista, José Miguel Afonso, Rodrigo Jesus, Bruno Faleiro, Rafael Piedade, e Gonçalo Afonso.

Comentários

pub