Formação “Surf Salva” chega às praias do Algarve

Após o arranque oficial das formações em junho, na praia de Carcavelos, as ações de formação “Surf Salva” estão a […]

surf salvaApós o arranque oficial das formações em junho, na praia de Carcavelos, as ações de formação “Surf Salva” estão a percorrer as praias de norte a sul do país e estarão no Algarve durante o mês de agosto.

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal, a formação “Surf Salva” destina-se a ensinar a surfistas técnicas de salvamento e suporte básico de vida a banhistas.

Tem como objetivo reduzir o número de afogamentos, ao ensinar a estes surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas assegurando em conjunto praias mais seguras.

Tendo em conta que o verão é um período em que existe uma maior participação no surf e maior afinidade com o tema, as ações de sensibilização e formação têm como público-alvo os alunos de escolas de surf, bem como praticantes de surf e bodyboard.

As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

Para o Comandante Mário Pinto, do Instituto de Socorros a Náufragos, “em cada formação, os surfistas e praticantes de bodyboard adquirem conhecimentos teóricos e práticos de salvamento bem como de suporte básico de vida que permitirão seguramente evitar afogamentos nas praias, sobretudo em praias não vigiadas”.

Vanessa Romeu, diretora de comunicação do Lidl Portugal, salienta que “esta parceria encaixa-se na perfeição na nossa política, cada vez mais ativa, de responsabilidade social. O Surf Salva é um projeto inovador e muito positivo pois potencia sinergias de dois grupos-alvo de forma a salvar vidas. Vai permitir que as pessoas possam tirar partido, em segurança, de um dos nossos melhores recursos, o mar”.

Ao abrigo da parceria com o ISN e do projeto Surf Salva, o Lidl irá alargar a área de intervenção para passar aos mais jovens regras para estar na praia em segurança, através do projeto “Turminha Do Surf” que irá decorrer em paralelo durante o Verão.

As inscrições poderão ser feitas no local, na tenda Surf Salva que estará nas seguintes praias algarvias durante o mês de agosto:

Dia 1: praia do Amado/Aljezur;
dia 2: Alvor/Portimão;
dia 3 agosto: Meia Praia/Lagos;
dia 5: praia da Rocha-Marina/Portimão;
dia 6: Pescadores/Albufeira;
dia 7: Vilamoura/Loulé;
dia 8: Ilha de Faro/Faro.

Comentários

pub