Festival de Observação de Aves de Sagres volta de 2 a 5 de outubro

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a vila de Sagres entre os dias 2 e 5 […]

BirdwatchingO maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a vila de Sagres entre os dias 2 e 5 de outubro. Durante quatro dias, os participantes terão oportunidade de usufruir de atividades ligadas à natureza, com um especial destaque para as aves.

O evento, que pretende reunir mais de 800 participantes é dirigido a famílias e a pessoas que querem conhecer melhor as aves e a natureza da região.

A 5º edição do Festival de Observação de Aves de Sagres é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila do Bispo, SPEA e Almargem, e terá atividades gratuitas e outras com desconto de festival.

Este ano, a ave com direito a destaque é a toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans) que apesar de não ser o passeriforme migrador mais abundante em Sagres, é mais uma das muitas espécies de aves migradoras que durante o final do verão e início do outono enriquecem a biodiversidade local, e uma das espécies que é sempre um prazer observar.

Mas o grande atrativo continuam a ser as cegonhas, águias, abutres, falcões e outras aves planadoras que pintam o céu de Sagres nesta altura do ano.

Este evento é, porém, também sinónimo de convívio, contacto com a natureza e descontração.

Mais uma vez os participantes terão ao seu dispor um leque de atividades muito diversificado que vão desde saídas de campo para observar aves, mini-cursos de diversas temáticas, saídas pelágicas para observação de cetáceos e de aves marinhas, passeios a cavalo, iniciativas de fotografia, caminhadas com burros de carga ou até atividades de educação ambiental para os mais novos.

Os participantes do evento continuam a poder contar com os descontos que os agentes empresariais parceiros do festival disponibilizam (alojamentos, restauração, lojas e empresas de animação turística). E certamente não faltará tempo para conviver e usufruir das magníficas paisagens e a excelente gastronomia da região.

De acordo com Nuno Barros, da SPEA, “no período pós-nupcial para a maioria das espécies de aves, entre agosto e novembro¸ a península de Sagres torna-se um dos mais extraordinários locais da Europa para o birdwatching. Milhares de aves migratórias concentram-se na zona, umas no seu caminho para África, outras apenas em movimentos dispersivos para Sul”.

Acrescenta ainda que “além de o fenómenos migratório proporcionar espetáculos de rara beleza, ao longo dos anos, já foram aqui avistadas neste período todas as espécies de aves planadoras registadas em Portugal. É também um local de eleição para procurar raridades. Por todas estas razões, muitos turistas, sobretudo ingleses, procuram Sagres nesta época mais calma, para usufruir de uma oportunidade única”.

Anabela Santos, da Almargem, refere que, “no ano passado, participaram cerca de 800 pessoas no festival e verificamos que, de ano para ano, o evento tem vindo a ganhar notoriedade, não só a nível nacional como também a nível internacional. E embora o festival decorra apenas durante alguns dias, é visível o dinamismo que confere à vila nestes dias e os turistas que regressam a Sagres depois do evento. Este tipo de turismo ganha ainda mais dimensão porque os observadores de aves procuram o destino Algarve sem ser durante o pico do Verão”.

Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, afirma que “O Festival de Observação de Aves insere-se no âmbito de uma estratégia concelhia para o desenvolvimento do Turismo de Natureza. A Autarquia pretende potencializar este segmento turístico, promovendo desta forma o seu território dada a elevada riqueza natural e ambiental, com caraterísticas únicas”.

A Península de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna.

Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves.

Mas nem só de aves planadoras (principalmente rapinas e cegonhas) vive a migração em Sagres. A zona é um local de eleição nesta época do ano para observar aves marinhas, estepárias (aves dos campos agrícolas), passeriformes (pássaros), entre outras.

Este evento de natureza pretende divulgar o Algarve como um dos locais de excelência do país para a observação de aves. O programa será divulgado durante o mês de agosto, altura em que abrem as inscrições.

Comentários

pub