Festival Al’buhera no centro de Albufeira até domingo

O Festival Al’buhera abriu as portas esta quarta-feira com mais de 40 expositores a exibirem o que de melhor se […]

Festival Al’buhera_1O Festival Al’buhera abriu as portas esta quarta-feira com mais de 40 expositores a exibirem o que de melhor se faz no concelho e na região em artesanato e gastronomia. A Praça dos Pescadores está transformada, até ao próximo domingo, 27 de julho, numa mostra de artes e ofícios que, ao cair da noite, é animada pelo som de grupos e artistas algarvios.

Bijuteria, artes decorativas, rendas e bordados, velas artesanais, doçaria regional, mel, produtos de piripiri, empreita, tapeçaria, esculturas ou vidro-fusão são algumas das artes e iguarias que poderá encontrar na Praça dos Pescadores.

A abertura do certame realizou-se no final da tarde de ontem, com o executivo municipal liderado por Carlos Silva e Sousa a visitar os 43 stands e a entregar o tradicional certificado de participação a todos os artesãos. Destaque ainda para a presença de Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, e dos presidentes de Juntas de Freguesia do
concelho.

À noite, o palco do evento acolheu “As 1001 noites do Acordeão”, um espetáculo que contou com a atuação de quatro acordeonistas regionais que deram a conhecer as sonoridades deste instrumento tão típico do Algarve.

Festival Al’buhera_2Hoje e amanhã, quinta e sexta-feira, a mostra de artesanato e gastronomia abre às 20h00 e encerra às 24h00. No fim de semana, 26 e 27 de julho, o Festival começa mais cedo, às 18h00, terminando também às 24h00. A animação musical está agendada para as 21h30, todos os dias, e conta com a atuação de vários artistas e grupos locais.

Nesta segunda noite, a dança terá o papel de destaque. O “Al- buhera a Dançar” junta em palco a Academia Desportiva e Cultural da Praia da Falésia, a FUETE – Associação de Dança de Albufeira, o FC Ferreiras e a Associação LUEL.

Amanhã, sexta-feira, serão os Entretenga a animar o evento com um repertório de música tradicional portuguesa.

Para sábado, o programa leva ao palco o grupo José Praia e Aquaviva, também ele uma referência da música tradicional portuguesa.

Festival Al’buhera_3A Banda Alhada encerrará esta edição do Al’buhera, despedindo-se do público, no domingo, ao som dos adufes, sarronca, ferrinhos, pandeireta e bombos. Este grupo musical recria os cantares tradicionais, conjugando ainda a harmonia da viola clássica com o característico soar dos acordeões, baixo e bandolins.

Comentários

pub